Connect with us

Notícias

Bairro São Bento do Recreio, em Valinhos, pede socorro

Artigo

em

No último sábado, 23, aconteceu um acidente fatal envolvendo duas crianças que andavam de bicicleta no bairro São Bento em Valinhos. Infelizmente, um dos meninos, de 13 anos, faleceu devido ao impacto da colisão na traseira de um veículo quando perderam o controle da bicicleta. A outra criança não teve ferimentos graves.

O motorista do carro socorreu as crianças, porém nenhuma ambulância estava no bairro. Além da tristeza, a família e a comunidade se sentem indignadas com a falta de atendimento médico durante o ocorrido, a ambulância que deveria estar na UBS próximo ao acidente, não estava no local, e populares afirmam que desde janeiro essa reclamação é frequente, da falta de uma unidade de plantão no posto do bairro. Segundo moradores, a perícia esteve no local e o motorista acompanhou o atendimento de início ao fim.

Um familiar próximo ao garoto que faleceu, conversou com o JTV, e nos contou que nas gestões anteriores, existia a unidade de ambulância que ficava disponível no bairro para casos urgentes. Ele relatou que entre o acidente e o atendimento médico, demorou cerca de 40 minutos para a vítima ser socorrida, porém foi a óbito no mesmo local, após bater a cabeça no veículo e depois no chão.

Como se não bastasse a demora, o parente da vítima contou que a ambulância enviada não tinha UTI móvel para receber aquele tipo de trauma, “O socorrista fez o que pode ali naquele momento, mas a ambulância não era adequada”. Depois disso, nos contou que houve uma troca de ambulâncias em uma das pistas que liga o bairro São Bento, com a parte central de Valinhos, “A CPFL que estava trabalhando no local ajudou a fechar a rua, veio outra ambulância mais preparada e trocaram o corpo de uma para a outra”.

Procuramos a Prefeitura para saber por que a ambulância não está mais na UBS São Bento e se pretendem voltar com a unidade para amparar a população. O parente da criança ainda pontua que ninguém da família foi procurado por nenhuma autoridade ou pela própria Prefeitura, para prestar qualquer tipo de ajuda ou serviço de assistência social, como atendimento psicológico para a mãe da vítima.

A assessoria da Prefeitura respondeu, “Em 1º lugar, a Prefeita Capitã Lucimara se solidariza com a família neste momento difícil. As ambulâncias, inclusive com UTI, ficam numa central única, no caso a UPA, para que possam atender toda a cidade nos casos de urgência e emergência, incluindo equipe capacitada. O acionamento telefônico, por questão operacional da Vivo, acabou caindo em Itatiba e, tão logo foi direcionado para Valinhos, entre o contato da central de Bombeiros de Itatiba e a chegada ao local foram em torno de 25 minutos. Infelizmente, pela gravidade do acidente, a criança veio a óbito no mesmo local do acidente”. A Prefeitura finalizou a resposta dizendo que a decisão de retirar a ambulância do posto de saúde, foi uma decisão técnica por parte da Secretaria de Saúde de Valinhos.

Vale pontuar, que no mesmo bairro, próximo ao acidente, aconteceu outra fatalidade, envolvendo um homem de 28 anos, que colidiu com uma moto, infelizmente o homem era primo do garoto de 13 anos que faleceu, ambos sem socorro médico imediato no local. 

Outra questão levantada por moradores do bairro São Bento, é a falta de viaturas na Base Avançada da Guarda Civil Municipal de Valinhos que fica localizada na Rua Itaiu. O prédio pertence ao município e foi adaptado para abrigar a nova sede descentralizada da corporação. A Base da GCM era uma reivindicação antiga dos moradores da região que pediam por mais segurança no local, o bairro cresceu muito nos últimos anos. Entretanto, os populares questionam a presença das viaturas para manter a segurança na região.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, as bases da GCM, atualmente, têm funcionado como pontos de parada. No entanto, com a contratação de novos guardas a partir do ano que vem, a Prefeitura pretende voltar a analisar a utilização dessas bases em uma nova configuração. “A do São Bento, por exemplo, deve funcionar como uma base específica da Guarda Ambiental. A Prefeitura ressalta, ainda, que tem priorizado o policiamento nas ruas, aumentando a segurança na cidade”, finaliza a assessoria da Prefeitura. 

Atualmente, o CRAS que fica localizado no bairro São Bento na Rua Itaipava, encontra-se fechado, e muitos moradores da região que utilizavam o atendimento social questionam o porquê dessa decisão da municipalidade e qual o novo projeto existente para o prédio.

A Prefeitura de Valinhos afirmou que a população do São Bento tem sido atendida pelo CRAS Central II. Esta mudança foi realizada na gestão passada, incluindo a suspensão do atendimento no bairro. Contudo, há um projeto da atual gestão que é retomar os atendimentos no bairro, 2 vezes por semana, num prédio público. Em breve, teremos mais informações sobre esta nova ação, diz a assessoria. 

Centro Dia do Idoso

Inaugurado em novembro de 2018 pelo governo do ex-prefeito Dr. Orestes, o Centro Dia do Idoso, localizado no Jardim Jurema, encontra-se fechado. O espaço, que nunca funcionou de forma plena dentro da proposta para qual foi criado, tem até hoje, seu atendimento inoperante. Quando questionada sobre o funcionamento e os serviços, a Prefeitura de Valinhos comentou que na gestão passada não foi possível contratar, por chamamento, quem iria gerenciar o local e um novo chamamento deve ser realizado para o funcionamento do prédio, não realizado até o momento por conta da Pandemia.

Moradores do bairro São Bento têm reclamado sobre a falta de funcionários para operar a farmácia na UBS São Bento, chegando a ficar vários dias sem atendimento. No dia 26, última terça-feira, a reportagem visitou a UBS, por volta das 10h da manhã e de fato não havia nenhum servidor público atendendo a população na farmácia (o horário de almoço é descrito das 11h às 12h). Uma moradora do bairro, questionou outros funcionários sobre a situação naquele momento e a resposta foi que após o almoço ela deveria voltar para retirar os remédios. Questionamos a Secretária de Saúde, através da assessoria, para saber o porquê a farmácia teria ficado cerca de um mês sem funcionar, segundo relatos e também esse horário incerto de funcionamento atual. A secretária Carina Missaglia, por sua vez, respondeu que a técnica farmacêutica ficou em férias por 10 dias e, pelo quadro reduzido, neste período, um técnico foi direcionado para o atendimento 1 x na semana e ainda foi redirecionado o atendimento para as demais farmácias municipais. Alguns técnicos, por questões financeiras, pediram exoneração e outros estamos no aguardo para preencher as vagas.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Unilever abre processo seletivo de emprego pela internet para em diversas regiões do país

Artigo

em

Por

Unilever está anunciando oportunidades de emprego em todo o país. A Unilever é uma multinacional global de bens de consumo que há mais de 90 anos constrói um mundo melhor em nosso país. Seu objetivo é promover a sustentabilidade em um ambiente comum a todos.

Os empregados da Unilever recebem benefícios como plano médico e odontológico, auxílio funeral, seguro de vida, previdência privada, descontos em academias e muito mais. Confira as vagas disponíveis neste final de semana!

Veja as vagas abertas e como se candidatar!

Promotor de Merchandising | Araçatuba SP Banco de Talentos;

Analista de Planejamento de Demanda;

Banco de Talentos – Mecânico de Manutenção Especializado;

Promotor de Merchandising | Rio de Janeiro – Banco de Talentos (Exclusiva para Pessoas com Deficiência);

Promotor de Merchandising | Salvador – BA – Banco de Talentos (Exclusiva para Pessoas com Deficiência);


Vendedor Unilever – Indaiatuba;

Operador Mecânico Especializado Banco de Talentos – Indaiatuba;

Técnico em Instrumentação e Elétrica – Indaiatuba;

Operador de Processos Banco de Talentos Fabrica Indaiatuba

Vendedor Unilever – São João da Boa Vista;

Executivo de Negócios;

Promotor de Merchandising | Banco de Talentos;

Promotor de Merchandising | Hortolândia SP Banco de Talentos;

Promotor de Merchandising | Sumaré SP Banco de Talentos;

Promotor de Merchandising | Fortaleza CE Banco de Talentos;

Operador de Processos | Fábrica Valinhos – Banco de Talentos;


Auxiliar de Produção / PCD (Banco de Talentos) Fábrica Valinhos;

Engenheiro de Processos;

Operador de Processos – Fábrica Valinhos.

Como se candidatar

Os interessados em alguma das oportunidades citadas no texto devem acessar o site de inscrição, avaliar os pré-requisitos da vaga desejada e cadastrar o currículo no sistema da empresa, caso o perfil se encaixe com o da vaga disponível.

É importante ressaltar que todas as vagas podem sofrer alterações a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio. As oportunidades contidas nesta matéria foram consultadas nesta quarta-feira, 19.

Fonte: https://noticiasdeindaiatuba.com.br/noticias/unilever-abre-vagas-de-emprego-em-diversas-regioes-do-pais/?fbclid=IwAR168apEUu5Ev3wxlFzqKoyGXcywM4JPAHbPAGjcHCnjuBjirmrZ1d1yZb4


Continue lendo

Notícias

lança Programa de Inovação…

Artigo

em

Por

Numa parceria entre Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com o Sebrae e o Sindicato Rural de Valinhos, Valinhos lança nesta semana o Programa de Inovação Rural. A ação, que é mais um item do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara dentro do Programa Desenvolve Valinhos, prevê a abertura de 15 vagas para Produtores Rurais participarem do Programa Agro Sempre.

“Temos avançado em programas importantes na área de Desenvolvimento Econômico com a parceria do Sebrae. Agora, junto com o Sindicato Rural de Valinhos, temos este programa importante voltado aos produtores rurais da nossa cidade. É mais uma ação implantada dentro do nosso programa de governo, que prevê caminhar Valinhos com desenvolvimento sustentável, parcerias com o setor privado, resultando em geração de emprego, renda e fomentando novos negócios na cidade e no campo, sempre com Inovação”, aponta a prefeita Capitã Lucimara.

O Programa Agro Sempre do Sebrae será desenvolvido por meio de um Agente de Inovação especializado em Produção Rural que vai atender, durante 8 meses, as propriedades de Valinhos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, destaca que o atendimento é sustentado nos pilares de melhoria do processo produtivo, novos produtos, redução de custos, controles gerenciais, marketing e vendas. “É valoroso esta parceria que temos com o Sebrae e este programa de Inovação inédito para Valinhos é um ponto importante de valorização aos nossos agricultores”, complementa Rafael.

Para participar do programa, as propriedades devem tem CNPJ de Produtor Rural e tem um faturamento anual de até 4.8 milhões de reais. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de janeiro diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Valinhos na Rua Tomas Antônio Gonzaga 58 – Vila Papelão. Após a inscrição, as propriedades serão avaliadas pelo agente para início do acompanhamento.

Dúvidas e informações:
Sebrae Aqui Valinhos 
Telefone e WhatsApp: 19-38591580
e-mail: sebraevalinhos@gmail.com

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
Telefone e WhatsApp: 19-3829-5200
e-mail: sde@valinhos.sp.gov.br

Continue lendo

Notícias

Circuito das Frutas: Conselho de Prefeitos promove reunião de fechamento do ano

Artigo

em

Por

Os prefeitos e representantes das dez cidades que compõem o Circuito das Frutas: Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, participaram, nesta terça-feira (12), da terceira Reunião do Conselho de Prefeitos, marcando o encerramento do ano de 2021.

Nele, foram apresentados o Balanço Financeiro e Contábil do segundo semestre de 2021, sendo que a aprovação das contas será realizada em janeiro de 2022 e o relatório de atividades desenvolvida em 2021 como o lançamento do site do Circuito das Frutas, os vídeos dos municípios participantes do consórcio, o projeto Destinos Turísticos Inteligentes em parceria com o SENAC/SP, entre outras atuações como participações em feiras e eventos nacionais e internacionais.

Leia também:

O prefeito de Jundiaí e presidente do Circuito das Frutas, Luiz Fernando Machado, apontou a importância do turismo para a região. “O ano de 2022 será de retomada para todos os setores e em especial para o turismo. Esse é um nicho da economia muito valoroso e agregador de receita. Potencializar o Circuito das Frutas é uma necessidade estratégica para todos nós. O turismo nacional deve apresentar um grande crescimento no próximo ano e precisamos potencializar nossa região”, declarou.

O Circuito das Frutas foi premiado na categoria Região Turística, na 3ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021.  “Este ano, por meio de parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, foram premiadas as regiões turísticas que mais se destacaram e o Circuito das Frutas foi agraciado, mostrando que estamos fazendo a lição de casa e de que a união de municípios com interesse em desenvolvimento do turismo e o planejamento de ações integradas é positivo e impulsiona o crescimento de toda a região”, lembrou a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.