Connect with us

Notícias

Conferência Municipal de Assistência Social debate desigualdades e direito à proteção

Artigo

em

A Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na última quinta-feira (12) reunindo de forma online representantes da sociedade civil e governo municipal para discutir direitos da população e os deveres do Estado, a partir de financiamento público para enfrentar desigualdades e garantir proteção social.

“Evento muito produtivo em que todos puderam trocar ideias, estabelecer metas e planejar as ações da área de assistência social em nossa cidade, que tem realizado um importante trabalho para acolher os mais vulneráveis”, destacou o prefeito Dario Pacheco.

Conduzido pela equipe do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente (NECA), o evento contou com a explanação da professora e mestranda Márcia Lopes, que fez um panorama sobre as mudanças da legislação e os avanços obtidos.

Logo após os debates, foi elaborado o Plano de Assistência Social biênio 2021/2022, com a escolha dos delegados para representar o município na Conferência Estadual. Pelo Poder Público foram eleitos Heloisa Lucas e Luciene Nunes e pela Sociedade Civil foram eleitos Maria Sueli da Cunha e Simone Aparecida S. Barreto.

Estiveram presentes na Conferência, além do prefeito dr. Dario, o presidente da Câmara Municipal, Nilton Bragueto, a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon, e todos os trabalhadores do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), do órgão público e das organizações da sociedade civil.

Eixos e propostas
EIXO 1
– A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
União: Assegurar orçamento da Educação Permanente para que os cursos e capacitações sejam ofertados a todos os trabalhadores do SUAS.
Estado: Repasse de recursos para aquisição de ferramentas tecnológicas para atendimentos e acompanhamentos remotos dos serviços socioassistenciais, celulares e WhatsApp institucional.
Município: Implantação de um programa municipal de transferência de renda em substituição ao fornecimento de cesta básica.
Articulação para a implantação da Política de Segurança Alimentar no município.
 
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
União: Aumento do orçamento da Assistência Social, assegurando por lei percentual de 5%.
Estado: Estudo de custos dos serviços socioassistenciais e deliberações das Conferências como instrumento de gestão e indicativo para investimento na ampliação de serviços.
Município: Aprimorar a gestão do SUAS, por meio da regulação de suas normativas efetivando o Sistema Único da Assistência Social no município.
Definição de padronização de relatórios para análises da vigilância unificando informações para o planejamento de ações.
 
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
União: Garantir equidade no acesso da população aos serviços socioassistenciais, considerando as particularidades de cada território (estudo para implantação de equipe/CRAS itinerante e/ou descentralização de serviços nos territórios).
Estado: Garantir no planejamento anual de todos os serviços socioassistenciais a inclusão de ações para estimular e ampliar a participação dos usuários em fóruns, conselhos e outros espaços de participação popular.
Município: Dar mais transparência às ações executadas pela Política da Assistência Social no Município.
Apresentação de um cronograma pelo órgão gestor para implantação das deliberações da XII Conferência Municipal de Assistência Social com a indicação dos responsáveis pela execução com monitoramento do CMAS.
 
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
União: Estudar a viabilidade da implantação do Programa Bolsa Cuidador para pessoas idosas e pessoas com deficiência grau III.
Estado: Articulação da Gestão da Política de Assistência Social com os gestores das outras políticas visando à ampliação de atendimentos ex: saúde mental, mercado de trabalho para a garantia de acesso a direitos.
Município: Implementação do protocolo de gestão compartilhada entre CRAS, CREAS e Organizações da Sociedade Civil para aprimorar o acompanhamento de famílias atendidas.
Realização de um Diagnóstico para verificar as desproteções do território identificando vulnerabilidades para planejar ações mais efetivas.

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
União: Autonomia e flexibilidade para utilização dos recursos orçamentários (Municipal/estadual e federal) no período de pandemia, transpandemia e pós-pandemia.
Estado: Formação permanente para planejamento de ações pós-pandemia.
Município: Garantia de espaços adequados para atendimentos com os protocolos de segurança.
 

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Unilever abre processo seletivo de emprego pela internet para em diversas regiões do país

Artigo

em

Por

Unilever está anunciando oportunidades de emprego em todo o país. A Unilever é uma multinacional global de bens de consumo que há mais de 90 anos constrói um mundo melhor em nosso país. Seu objetivo é promover a sustentabilidade em um ambiente comum a todos.

Os empregados da Unilever recebem benefícios como plano médico e odontológico, auxílio funeral, seguro de vida, previdência privada, descontos em academias e muito mais. Confira as vagas disponíveis neste final de semana!

Veja as vagas abertas e como se candidatar!

Promotor de Merchandising | Araçatuba SP Banco de Talentos;

Analista de Planejamento de Demanda;

Banco de Talentos – Mecânico de Manutenção Especializado;

Promotor de Merchandising | Rio de Janeiro – Banco de Talentos (Exclusiva para Pessoas com Deficiência);

Promotor de Merchandising | Salvador – BA – Banco de Talentos (Exclusiva para Pessoas com Deficiência);


Vendedor Unilever – Indaiatuba;

Operador Mecânico Especializado Banco de Talentos – Indaiatuba;

Técnico em Instrumentação e Elétrica – Indaiatuba;

Operador de Processos Banco de Talentos Fabrica Indaiatuba

Vendedor Unilever – São João da Boa Vista;

Executivo de Negócios;

Promotor de Merchandising | Banco de Talentos;

Promotor de Merchandising | Hortolândia SP Banco de Talentos;

Promotor de Merchandising | Sumaré SP Banco de Talentos;

Promotor de Merchandising | Fortaleza CE Banco de Talentos;

Operador de Processos | Fábrica Valinhos – Banco de Talentos;


Auxiliar de Produção / PCD (Banco de Talentos) Fábrica Valinhos;

Engenheiro de Processos;

Operador de Processos – Fábrica Valinhos.

Como se candidatar

Os interessados em alguma das oportunidades citadas no texto devem acessar o site de inscrição, avaliar os pré-requisitos da vaga desejada e cadastrar o currículo no sistema da empresa, caso o perfil se encaixe com o da vaga disponível.

É importante ressaltar que todas as vagas podem sofrer alterações a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio. As oportunidades contidas nesta matéria foram consultadas nesta quarta-feira, 19.

Fonte: https://noticiasdeindaiatuba.com.br/noticias/unilever-abre-vagas-de-emprego-em-diversas-regioes-do-pais/?fbclid=IwAR168apEUu5Ev3wxlFzqKoyGXcywM4JPAHbPAGjcHCnjuBjirmrZ1d1yZb4


Continue lendo

Notícias

lança Programa de Inovação…

Artigo

em

Por

Numa parceria entre Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com o Sebrae e o Sindicato Rural de Valinhos, Valinhos lança nesta semana o Programa de Inovação Rural. A ação, que é mais um item do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara dentro do Programa Desenvolve Valinhos, prevê a abertura de 15 vagas para Produtores Rurais participarem do Programa Agro Sempre.

“Temos avançado em programas importantes na área de Desenvolvimento Econômico com a parceria do Sebrae. Agora, junto com o Sindicato Rural de Valinhos, temos este programa importante voltado aos produtores rurais da nossa cidade. É mais uma ação implantada dentro do nosso programa de governo, que prevê caminhar Valinhos com desenvolvimento sustentável, parcerias com o setor privado, resultando em geração de emprego, renda e fomentando novos negócios na cidade e no campo, sempre com Inovação”, aponta a prefeita Capitã Lucimara.

O Programa Agro Sempre do Sebrae será desenvolvido por meio de um Agente de Inovação especializado em Produção Rural que vai atender, durante 8 meses, as propriedades de Valinhos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, destaca que o atendimento é sustentado nos pilares de melhoria do processo produtivo, novos produtos, redução de custos, controles gerenciais, marketing e vendas. “É valoroso esta parceria que temos com o Sebrae e este programa de Inovação inédito para Valinhos é um ponto importante de valorização aos nossos agricultores”, complementa Rafael.

Para participar do programa, as propriedades devem tem CNPJ de Produtor Rural e tem um faturamento anual de até 4.8 milhões de reais. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de janeiro diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Valinhos na Rua Tomas Antônio Gonzaga 58 – Vila Papelão. Após a inscrição, as propriedades serão avaliadas pelo agente para início do acompanhamento.

Dúvidas e informações:
Sebrae Aqui Valinhos 
Telefone e WhatsApp: 19-38591580
e-mail: sebraevalinhos@gmail.com

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
Telefone e WhatsApp: 19-3829-5200
e-mail: sde@valinhos.sp.gov.br

Continue lendo

Notícias

Circuito das Frutas: Conselho de Prefeitos promove reunião de fechamento do ano

Artigo

em

Por

Os prefeitos e representantes das dez cidades que compõem o Circuito das Frutas: Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, participaram, nesta terça-feira (12), da terceira Reunião do Conselho de Prefeitos, marcando o encerramento do ano de 2021.

Nele, foram apresentados o Balanço Financeiro e Contábil do segundo semestre de 2021, sendo que a aprovação das contas será realizada em janeiro de 2022 e o relatório de atividades desenvolvida em 2021 como o lançamento do site do Circuito das Frutas, os vídeos dos municípios participantes do consórcio, o projeto Destinos Turísticos Inteligentes em parceria com o SENAC/SP, entre outras atuações como participações em feiras e eventos nacionais e internacionais.

Leia também:

O prefeito de Jundiaí e presidente do Circuito das Frutas, Luiz Fernando Machado, apontou a importância do turismo para a região. “O ano de 2022 será de retomada para todos os setores e em especial para o turismo. Esse é um nicho da economia muito valoroso e agregador de receita. Potencializar o Circuito das Frutas é uma necessidade estratégica para todos nós. O turismo nacional deve apresentar um grande crescimento no próximo ano e precisamos potencializar nossa região”, declarou.

O Circuito das Frutas foi premiado na categoria Região Turística, na 3ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021.  “Este ano, por meio de parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, foram premiadas as regiões turísticas que mais se destacaram e o Circuito das Frutas foi agraciado, mostrando que estamos fazendo a lição de casa e de que a união de municípios com interesse em desenvolvimento do turismo e o planejamento de ações integradas é positivo e impulsiona o crescimento de toda a região”, lembrou a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.