Connect with us

Notícias

Embracon recebe currículos para oportunidades em Campinas e Suzano

Artigo

em

Uma economia não se desindustrializa por questão da perda ou diminuição da produção industrial, mas quando esse setor deixa de ser vetor na geração de emprego
edit


Por Lúcio Freitas, professor de Economia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; doutor em Economia pela Unicamp

Antônio Fernando Gomes Alves, professor de Economia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Fundação Santo André, Delegado Regional do CORECON/SP no ABC, doutor em Psicologia Social e Trabalho pela PUC/SP

Lorenzo Rea, bacharelando em Economia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Estagiário Econômico na Delegacia Regional do Grande ABC do Corecon/SP, bolsista PIBIC do CNPq

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio da Toyota de que deixará a cidade de São Bernardo do Campo reforça a tendência já conhecida de diminuição do tamanho relativo do setor industrial nas cidades do grande ABC paulista. Esse fato evidencia um possível cenário em torno da desindustrialização porque passa a economia no Grande ABC Paulista, quiçá a brasileira. Esse termo polissêmico e dissenso entre os economistas traduz algumas características das últimas décadas da economia brasileira, como sendo a abertura econômico-financeira, a valorização dos termos de troca na economia entre os países, câmbio apreciado como os tempos atuais desde pós-real ou mesmo a alta da taxa de juros em comparação com a taxa de lucros na acumulação de capital.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda, delimitando essa apreciação conceitual, desindustrialização caracteriza-se como sendo uma redução persistente da participação do emprego industrial no emprego total de uma região. Trocando em miúdos, uma economia não se desindustrializa por questão da perda ou diminuição da produção industrial, mas quando esse setor industrial deixa de ser o vetor na geração de emprego ou mesmo o valor adicionado para uma determinada atividade na sociedade.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conhecida como o berço da indústria automotiva do país, a região viveu recentemente a saída da montadora americana Ford em (31/10/2020), que empregava mais de 2.500 pessoas, e agora perde outros 550 postos de trabalho com a saída da empresa japonesa, que na cidade fabricava peças para veículos (bielas e virabrequins). O grande ABC já acumula áreas industriais ociosas e vê os empregos industriais serem substituídos por vagas com menor exigência de qualificação e remuneração.

Os impactos da saída da Toyota vão além da perda imediata dos postos de trabalho. Ocorre que a indústria automotiva e os setores correlacionados, como a produção de autopeças e acessórios, respondem por mais de um terço do Produto Interno Bruto regional. Mas, principalmente, estão entre os setores com maiores impactos ao longo da cadeia produtiva. Para mensurar adequadamente as perdas com a saída da empresa é necessário que sejam consideradas as relações ao longo da sequência de setores fornecedores, isto é, deve-se considerar os impactos diretos e indiretos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No debate econômico, um instrumento que permite considerar as relações entre os setores produtivos é a chamada matriz de insumo-produto. Uma matriz aproximada para a região do grande ABC paulista, pelo Grupo de Estudos de Economia, Tecnociência e Sustentabilidade da Universidade Municipal de São Caetano do Sul estima o multiplicador de emprego na região em 1,85, ou seja, para cada 100 empregos na fabricação de peças e acessórios para veículos são gerados outros 85 postos de trabalho na economia como um todo. Assim, a perda de 550 vagas na Toyota implicaria que outras 467 vagas deixariam de existir na região, totalizando uma perda de 1017 postos de trabalho no Grande ABC.

Ainda que o número não seja muito significativo, reforça-se no Grande ABC a perigosa e recente tendência de saída de empresas históricas e com alto potencial de impacto na região, tanto do ponto de vista do emprego, quanto do produto. Diante da necessidade de planejamento, investimento e reestruturação das fábricas, ocorre especificar o que é preciso para que a região mantenha atratividade, inovação para este capital, caso contrário, os riscos de perda econômica e social para o ABC tornam-se permanentes e elevados. 

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias

OPORTUNIDADE: Multinacional Saint-Gobain está recrutando profissionais da Construção Civil e Mineração par …

Artigo

em

Por

A companhia Saint-Gobain possui uma série de subsidiárias na construção civil e mineração e agora abriu as inscrições para os processos seletivos de vagas de emprego em todo o país para preencher o quadro de funcionários das empresas
Foto: Saint-Gobain

A companhia Saint-Gobain possui uma série de subsidiárias na construção civil e mineração e agora abriu as inscrições para os processos seletivos de vagas de emprego em todo o país para preencher o quadro de funcionários das empresas

Para esse sábado, (30/04), a companhia Saint-Gobain está ofertando vagas de emprego nos setores da indústria, mineração e construção civil em diversos estados do Brasil, por meio das suas subsidiárias nos segmentos. Assim, os interessados já podem realizar as inscrições nos processos seletivos para começar a concorrer aos cargos disponibilizados pelo grupo. 

Confira abaixo como realizar as inscrições nos processos seletivos das vagas de emprego disponíveis na Saint-Gobain

Como forma de expandir ainda mais a sua presença nos setores da indústria, mineração e, principalmente, construção civil no Brasil, o grupo Saint-Gobain está em busca de trabalhadores qualificados para o preenchimento das vagas de emprego disponíveis pela empresa. 

Artigos recomendados

Dessa forma, para a realização das inscrições nos processos seletivos da companhia, o profissional terá apenas que acessar ESSE SITE AQUI, escolher o cargo desejado e realizar a candidatura de acordo com os requisitos exigidos pela empresa para a contratação. 

Mineração Jundu

Uma das principais subsidiárias do grupo Saint-Gobain no Brasil é a Mineração Jundu e, agora, a companhia está com vagas disponíveis para diversos cargos no setor, entre elas: Mecânico (a) de Manutenção Analândia – São Paulo/SP; Desenvolvedor(a) Mobile Flutter – Descalvado/SP; Topografia – Descalvado/SP; Banco de Talentos PcD – Descalvado/SP.

Saint-Gobain Abrasivos 

Entre os processos seletivos em aberto, a Saint-Gobain Abrasivos também está recrutando profissionais da Construção Civil para ocupar os cargos de Estágio Técnico Desenho Industrial – Vinhedo/SP; Analista EHS – Vinhedo/SP e Aprendiz Administrativo (4 vagas) – Vinhedo/SP.

Saint-Gobain Canalização 

Já a Saint-Gobain Canalização é a que está ofertando o maior número de vagas de emprego em todo o Brasil e busca profissionais qualificados para os cargos de:

  • Auxiliar de Produção | Pessoa com Deficiência (2 vagas) – Barra Mansa/RJ
  • Analista de RH JR (Vaga Exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista de Cultura Organizacional (Vaga Exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista BP de RH (Vaga Exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista BP de RH | Latam (Vaga Exclusiva PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista Financeiro JR (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Desenhista Projetista Mecânico PL (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Supervisor (a) de Manutenção (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ/BR
  • Analista de Gestão PL | Controladoria (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista de Gestão JR | Controladoria (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Estágio Superior – Bom Jardim de Minas/MG
  • Operador CNC, Furadeiras e Torno (Vaga Exclusiva para PcD) – Itaúna/MG
  • Apontador de Produção (Vaga exclusiva para PcD) – Itaúna/MG
  • Assistente Administrativo (Vaga exclusiva para PcD) – Itaúna/MG

Saint-Gobain Sekurit

Uma outra subsidiária desse grupo é a companhia Saint-Gobain Sekurit, que está com processos seletivos e inscrições abertas para as vagas de emprego no setores da construção civil e mineração. Os cargos disponíveis pela empresa são de Técnico de Manutenção – Goiana/PE; Líder de Logística – Jaboatão dos Guararapes/PE; Assistente de Compras – Mauá/SP; Engenheiro da Qualidade – Mauá/SP e Analista de Marketing de Produto Pleno – Mauá/SP.

Telhanorte

Por fim, a Telhanorte é a última subsidiária do grupo Saint-Gobain que está com inscrições abertas para vagas de emprego em todo o Brasil no segmento da construção civil e os cargos disponíveis são de: Consultor de Vendas Externas – Indaiatuba/SP; Atendente de Loja PCD – Zona Leste/SP; Atendente de Loja PCD – São Paulo/SP; Atendente de Loja PCD – Zona Oeste/SP; Assessor de Loja PcD – São Paulo/SP; Atendente Sac PcD – São Paulo/SP; Vendedor(a) Pró Marginal PcD – São Paulo/SP e Vendedor(a) PcD – São Paulo/SP.

Continue lendo

Notícias

Microchipagem de cães e gatos na Capela vai até a próxima sexta, dia 20

Artigo

em

Por

O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo, da Secretaria de Planejamento Ambiental está realizando a microchipagem de cães e gatos da cidade dos moradores da cidade. A microchipagem tem a finalidade de proteger os pets, que estarão registrados em um cadastro municipal. Esse cadastro servirá como um censo da população de animais domésticos e será utilizado como instrumento para o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de bem-estar voltadas para a causa animal de Vinhedo.
 
A microchipagem é realizada no bairro Capela, até 20 de maio, antes de seguir para a Vila João XXIII, de 23 de maio a 3 de junho, de segunda a sexta-feira. Os tutores ou responsáveis devem apresentar o Cartão Cidadão e documento com foto. Os animais devem estar cadastrados no programa Cidadão Pet de Vinhedo e esse cadastro pode ser feito na hora da chipagem. O morador que já tem o animal cadastrado no Cidadão Pet deve apresentar a inscrição.
 
Outros bairros como Caixa D’água, Três irmãos e Casa Verde devem ser incluídos na programação no mês de junho. As datas e locais serão divulgadas nas próximas semanas. O diretor do Bem-Estar Animal de Vinhedo, Bruno da Silva, e a diretora de Programas e Projetos Públicos do Departamento, Ana Flávia da Costa, ambos veterinários, explicam que o procedimento não causa dor ao pet e é realizado em poucos segundos.
  
O projeto de microchipagem vai percorrer vários pontos da cidade e os serviços ficarão disponíveis por uma ou duas semanas em cada local. 
Nesse período, os veterinários também vão realizar agendamento para os moradores vinhedenses de baixa renda interessados em castração dos pets. Nesse caso, em que também é necessário o Cartão Cidadão, será preciso atestar a situação de vulnerabilidade social apresentando comprovante de participação em programas de sociais do governo.
 
As datas das primeiras castrações estão agendadas para 28 e 29 de maio no Parque Municipal da Capela, exclusivamente com agendamento.

Cartão Cidadão

Para fazer o Cartão Cidadão, o cadastramento deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1. Informações sobre os projetos e programas do Bem-Estar Animal de Vinhedo podem ser solicitadas, apenas por mensagem de texto, ao Whatsapp 3836-3389 .
 
Chipagem e castração de pets

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h
Até 20 de maio, na Capela
Endereço: Estrada da Capela n° 2.555, ao lado da Igreja
 
De 23 de maio a 3 de junho, no Centro Esportivo e Recreativo Avelino Cardozo
Endereço: Rua Francisco de Assis, nº 115, Vila João XXIII
  
Agendamento para fazer o Cartão Cidadãohttps://bit.ly/3cuM7Ws
Informações sobre o Cartão Cidadãohttps://bit.ly/3qZfNn1
 

Continue lendo

Notícias

Empresa de investimentos abre 20 vagas de emprego

Artigo

em

Por

Oportunidades são para assessor de investimentos. Postos de trabalho ficam em São Paulo, Campinas, Vinhedo, Sorocaba, Marília, Limeira, Piracicaba, Botucatu e Rio Claro

A Ethimos, um dos maiores escritórios da XP Investimentos, está com muitas vagas abertas de emprego em São Paulo e cidades do interior.
Os interessados devem se inscrever pelo link https://bit.ly/3GezUD1 (encurtado e seguro), e a seleção prosseguirá até o preenchimento das vagas.
As oportunidades são para assessor de investimentos e os postos de trabalho ficam em São Paulo, Campinas, Vinhedo, Sorocaba, Marília, Limeira, Piracicaba, Botucatu e Rio Claro.
A abertura do processo seletivo faz parte do plano de expansão da empresa, que atua há 13 anos no mercado e é referência em assessoria financeira e gestão de patrimônios, gerenciando R$ 3,5 bilhões de mais de 6 mil clientes.
Confira os locais:
• Assessor(a) de Investimento – Vinhedo
• Assessor(a) de Investimento – Campinas
• Assessor(a) de Investimento – São Paulo
• Assessor(a) de Investimento – Empresas
• Assessor(a) de Investimento – Rio Claro
• Assessor(a) de Investimento – Limeira
• Assessor(a) de Investimento – Piracicaba
• Assessor(a) de Investimento – Botucatu
• Assessor(a) de Investimento – Marília
• Assessor(a) de Investimento – Sorocaba

Sobre a vaga
Como Assessor(a) de Investimentos, você será responsável por prospectar e orientar clientes a investirem melhor e realizarem seus sonhos!
Alguns desafios que você irá vivenciar:
– Prospectar e estabelecer relacionamento com clientes;
– Ser referência sobre o planejamento financeiro e construção de carteiras;
– Realizar atendimento consultivo para garantir experiência excepcional ao cliente;
– Atuar de forma diligente orquestrando todas as estruturas para atender direta e indiretamente o cliente final.
Plus Ethimos
• Parceria para convênio médico
• Plano de crescimento profissional
• Treinamentos semanais
• Suporte Ancord
• Programa de Partnership
Para a assessoria de investimentos é desejável estar cursando ou ter ensino superior completo, além de ter certificação da Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores) ou outras do mercado financeiro.
Os candidatos não aprovados terão o currículo armazenado no banco de talentos da empresa para futuras oportunidades.

Inscreva-se em https://bit.ly/3GezUD1




Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.