Connect with us

Notícias

Empresas têm dificuldades para contratar mão de obra, diz Fórum na Câmara

Artigo

em

Empresas têm dificuldades para contratar mão de obra, diz Fórum na Câmara

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (13) a terceira reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). No encontro foram debatidos temas abordados em três grupos de trabalho, como um levantamento sobre ofertas de empregos e necessidades do mercado; a criação de uma plataforma capaz de integrar o setor produtivo e as instituições de ensino; e a busca pela disponibilização de formação básica a trabalhadores que estão em condição de vulnerabilidade financeira.

Entidades como a Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), Sinditec e Ciesp apresentaram dados estatísticos relacionados ao emprego e resultantes de levantamentos realizados junto ao comércio e indústria. Maria Stela Fonseca e o professor Francisco Giocondo expuseram uma pesquisa proposta pela Acia para identificar as dificuldades para contratar profissionais e citaram a baixa adesão dos entrevistados, uma vez que apenas 1,2% das 1.534 empresas associadas responderam.

LEIA TAMBÉM: CUCA oferece curso de costura em sintonia com tendência mundial

Camila Magri, assessora do Sinditec, também revelou números de uma amostragem feita com 30% das empresas associadas do ramo têxtil. Entre os dados, a constatação de que 94,5% das empresas têm dificuldades para contratar e que a falta de mão de obra qualificada é o fator que mais contribui para isso.

O coordenador do NJE do Ciesp em Americana, Alexandre de Almeida, apresentou relatório elaborado pela entidade em todo o estado e que apontou, em fevereiro, uma retração na oferta de empregos em Americana. Foram 22 vagas a menos. “E isso tem reflexos para todos. Porque são 22 famílias que não vão comprar no comércio”, mencionou. Apesar disso, o estoque de emprego na cidade nos últimos doze meses é de 37.679 vagas.

Almeida destacou ainda o bom desempenho das regiões de Sertãozinho e Franca no levantamento do Ciesp e se colocou à disposição para, junto ao poder público, buscar informações com as regionais da entidade para identificar as medidas que têm levado aos resultados positivos.

Conexão entre trabalhadores e empresas

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, avaliou a reunião com a mais produtiva realizada pelo Fórum e reforçou a importância do que chamou de “conectar as pontas”, criando uma ponte entre empresas e trabalhadores. Por sinal, uma necessidade para a qual também alertou a diretora da Escola Técnica Polivalente de Americana, Mary Damiani.

A dirigente mencionou dificuldades que os alunos enfrentam no dia a dia, em especial os do período noturno que, muitas vezes, já estão no mercado de trabalho. Segundo ela, são dificuldades relacionadas a itens essenciais como transporte e alimentação. “Nós abrimos as portas da nossa escola às empresas que quiserem se aproximar. Lá está o público que já está no mercado de trabalho”, destacou.

A formação básica para trabalhadores em condições de vulnerabilidade social também foi debatida. Vânia Daniela Leite, representante do SENAC Americana, e Odilamar Lopes Mioto, representante da secretaria municipal de Assistência Social, descreveram o início das ações pela região da Vila Mathiensen para entender as possibilidades de levar cursos de qualificação à comunidade por meio de entidades já existentes, como o SESPA (Serviço Social Presbiteriano de Americana) e Casa de Dom Bosco.

Melhorias de processos

Ao final da reunião, o vereador Silvio Dourado frisou que os grupos de trabalho permanecem abertos e se mostrou disposto a ampliar os debates em novas frentes caso seja necessário.

“Quando falamos em inovação, tratamos de melhorias nos processos. Como já foi dito, tudo nos afeta ou tudo contribui para nosso segmento, para nossa vida. Por isso, precisa haver ação recíproca e fazemos essa proposta de unir as mais diversas pessoas em suas competências para ver onde podemos atuar e melhorar”, destacou Dourado.

O fórum

De acordo com o projeto, o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal terá como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

O fórum deverá também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.

Participam do fórum vereadores e representantes das secretarias municipais de Governo, Administração, Negócios Jurídicos e Educação; da Unidade de Desenvolvimento Econômico; da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana); do SESI (Serviço Social da Indústria); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; e de universidades e faculdades.

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias

OPORTUNIDADE: Multinacional Saint-Gobain está recrutando profissionais da Construção Civil e Mineração par …

Artigo

em

Por

A companhia Saint-Gobain possui uma série de subsidiárias na construção civil e mineração e agora abriu as inscrições para os processos seletivos de vagas de emprego em todo o país para preencher o quadro de funcionários das empresas
Foto: Saint-Gobain

A companhia Saint-Gobain possui uma série de subsidiárias na construção civil e mineração e agora abriu as inscrições para os processos seletivos de vagas de emprego em todo o país para preencher o quadro de funcionários das empresas

Para esse sábado, (30/04), a companhia Saint-Gobain está ofertando vagas de emprego nos setores da indústria, mineração e construção civil em diversos estados do Brasil, por meio das suas subsidiárias nos segmentos. Assim, os interessados já podem realizar as inscrições nos processos seletivos para começar a concorrer aos cargos disponibilizados pelo grupo. 

Confira abaixo como realizar as inscrições nos processos seletivos das vagas de emprego disponíveis na Saint-Gobain

Como forma de expandir ainda mais a sua presença nos setores da indústria, mineração e, principalmente, construção civil no Brasil, o grupo Saint-Gobain está em busca de trabalhadores qualificados para o preenchimento das vagas de emprego disponíveis pela empresa. 

Artigos recomendados

Dessa forma, para a realização das inscrições nos processos seletivos da companhia, o profissional terá apenas que acessar ESSE SITE AQUI, escolher o cargo desejado e realizar a candidatura de acordo com os requisitos exigidos pela empresa para a contratação. 

Mineração Jundu

Uma das principais subsidiárias do grupo Saint-Gobain no Brasil é a Mineração Jundu e, agora, a companhia está com vagas disponíveis para diversos cargos no setor, entre elas: Mecânico (a) de Manutenção Analândia – São Paulo/SP; Desenvolvedor(a) Mobile Flutter – Descalvado/SP; Topografia – Descalvado/SP; Banco de Talentos PcD – Descalvado/SP.

Saint-Gobain Abrasivos 

Entre os processos seletivos em aberto, a Saint-Gobain Abrasivos também está recrutando profissionais da Construção Civil para ocupar os cargos de Estágio Técnico Desenho Industrial – Vinhedo/SP; Analista EHS – Vinhedo/SP e Aprendiz Administrativo (4 vagas) – Vinhedo/SP.

Saint-Gobain Canalização 

Já a Saint-Gobain Canalização é a que está ofertando o maior número de vagas de emprego em todo o Brasil e busca profissionais qualificados para os cargos de:

  • Auxiliar de Produção | Pessoa com Deficiência (2 vagas) – Barra Mansa/RJ
  • Analista de RH JR (Vaga Exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista de Cultura Organizacional (Vaga Exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista BP de RH (Vaga Exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista BP de RH | Latam (Vaga Exclusiva PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista Financeiro JR (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Desenhista Projetista Mecânico PL (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Supervisor (a) de Manutenção (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ/BR
  • Analista de Gestão PL | Controladoria (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Analista de Gestão JR | Controladoria (Vaga exclusiva para PcD) – Barra Mansa/RJ
  • Estágio Superior – Bom Jardim de Minas/MG
  • Operador CNC, Furadeiras e Torno (Vaga Exclusiva para PcD) – Itaúna/MG
  • Apontador de Produção (Vaga exclusiva para PcD) – Itaúna/MG
  • Assistente Administrativo (Vaga exclusiva para PcD) – Itaúna/MG

Saint-Gobain Sekurit

Uma outra subsidiária desse grupo é a companhia Saint-Gobain Sekurit, que está com processos seletivos e inscrições abertas para as vagas de emprego no setores da construção civil e mineração. Os cargos disponíveis pela empresa são de Técnico de Manutenção – Goiana/PE; Líder de Logística – Jaboatão dos Guararapes/PE; Assistente de Compras – Mauá/SP; Engenheiro da Qualidade – Mauá/SP e Analista de Marketing de Produto Pleno – Mauá/SP.

Telhanorte

Por fim, a Telhanorte é a última subsidiária do grupo Saint-Gobain que está com inscrições abertas para vagas de emprego em todo o Brasil no segmento da construção civil e os cargos disponíveis são de: Consultor de Vendas Externas – Indaiatuba/SP; Atendente de Loja PCD – Zona Leste/SP; Atendente de Loja PCD – São Paulo/SP; Atendente de Loja PCD – Zona Oeste/SP; Assessor de Loja PcD – São Paulo/SP; Atendente Sac PcD – São Paulo/SP; Vendedor(a) Pró Marginal PcD – São Paulo/SP e Vendedor(a) PcD – São Paulo/SP.

Continue lendo

Notícias

Microchipagem de cães e gatos na Capela vai até a próxima sexta, dia 20

Artigo

em

Por

O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo, da Secretaria de Planejamento Ambiental está realizando a microchipagem de cães e gatos da cidade dos moradores da cidade. A microchipagem tem a finalidade de proteger os pets, que estarão registrados em um cadastro municipal. Esse cadastro servirá como um censo da população de animais domésticos e será utilizado como instrumento para o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de bem-estar voltadas para a causa animal de Vinhedo.
 
A microchipagem é realizada no bairro Capela, até 20 de maio, antes de seguir para a Vila João XXIII, de 23 de maio a 3 de junho, de segunda a sexta-feira. Os tutores ou responsáveis devem apresentar o Cartão Cidadão e documento com foto. Os animais devem estar cadastrados no programa Cidadão Pet de Vinhedo e esse cadastro pode ser feito na hora da chipagem. O morador que já tem o animal cadastrado no Cidadão Pet deve apresentar a inscrição.
 
Outros bairros como Caixa D’água, Três irmãos e Casa Verde devem ser incluídos na programação no mês de junho. As datas e locais serão divulgadas nas próximas semanas. O diretor do Bem-Estar Animal de Vinhedo, Bruno da Silva, e a diretora de Programas e Projetos Públicos do Departamento, Ana Flávia da Costa, ambos veterinários, explicam que o procedimento não causa dor ao pet e é realizado em poucos segundos.
  
O projeto de microchipagem vai percorrer vários pontos da cidade e os serviços ficarão disponíveis por uma ou duas semanas em cada local. 
Nesse período, os veterinários também vão realizar agendamento para os moradores vinhedenses de baixa renda interessados em castração dos pets. Nesse caso, em que também é necessário o Cartão Cidadão, será preciso atestar a situação de vulnerabilidade social apresentando comprovante de participação em programas de sociais do governo.
 
As datas das primeiras castrações estão agendadas para 28 e 29 de maio no Parque Municipal da Capela, exclusivamente com agendamento.

Cartão Cidadão

Para fazer o Cartão Cidadão, o cadastramento deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1. Informações sobre os projetos e programas do Bem-Estar Animal de Vinhedo podem ser solicitadas, apenas por mensagem de texto, ao Whatsapp 3836-3389 .
 
Chipagem e castração de pets

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h
Até 20 de maio, na Capela
Endereço: Estrada da Capela n° 2.555, ao lado da Igreja
 
De 23 de maio a 3 de junho, no Centro Esportivo e Recreativo Avelino Cardozo
Endereço: Rua Francisco de Assis, nº 115, Vila João XXIII
  
Agendamento para fazer o Cartão Cidadãohttps://bit.ly/3cuM7Ws
Informações sobre o Cartão Cidadãohttps://bit.ly/3qZfNn1
 

Continue lendo

Notícias

Empresa de investimentos abre 20 vagas de emprego

Artigo

em

Por

Oportunidades são para assessor de investimentos. Postos de trabalho ficam em São Paulo, Campinas, Vinhedo, Sorocaba, Marília, Limeira, Piracicaba, Botucatu e Rio Claro

A Ethimos, um dos maiores escritórios da XP Investimentos, está com muitas vagas abertas de emprego em São Paulo e cidades do interior.
Os interessados devem se inscrever pelo link https://bit.ly/3GezUD1 (encurtado e seguro), e a seleção prosseguirá até o preenchimento das vagas.
As oportunidades são para assessor de investimentos e os postos de trabalho ficam em São Paulo, Campinas, Vinhedo, Sorocaba, Marília, Limeira, Piracicaba, Botucatu e Rio Claro.
A abertura do processo seletivo faz parte do plano de expansão da empresa, que atua há 13 anos no mercado e é referência em assessoria financeira e gestão de patrimônios, gerenciando R$ 3,5 bilhões de mais de 6 mil clientes.
Confira os locais:
• Assessor(a) de Investimento – Vinhedo
• Assessor(a) de Investimento – Campinas
• Assessor(a) de Investimento – São Paulo
• Assessor(a) de Investimento – Empresas
• Assessor(a) de Investimento – Rio Claro
• Assessor(a) de Investimento – Limeira
• Assessor(a) de Investimento – Piracicaba
• Assessor(a) de Investimento – Botucatu
• Assessor(a) de Investimento – Marília
• Assessor(a) de Investimento – Sorocaba

Sobre a vaga
Como Assessor(a) de Investimentos, você será responsável por prospectar e orientar clientes a investirem melhor e realizarem seus sonhos!
Alguns desafios que você irá vivenciar:
– Prospectar e estabelecer relacionamento com clientes;
– Ser referência sobre o planejamento financeiro e construção de carteiras;
– Realizar atendimento consultivo para garantir experiência excepcional ao cliente;
– Atuar de forma diligente orquestrando todas as estruturas para atender direta e indiretamente o cliente final.
Plus Ethimos
• Parceria para convênio médico
• Plano de crescimento profissional
• Treinamentos semanais
• Suporte Ancord
• Programa de Partnership
Para a assessoria de investimentos é desejável estar cursando ou ter ensino superior completo, além de ter certificação da Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores) ou outras do mercado financeiro.
Os candidatos não aprovados terão o currículo armazenado no banco de talentos da empresa para futuras oportunidades.

Inscreva-se em https://bit.ly/3GezUD1




Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.