Connect with us

Notícias

Pomeriggio: Uma tarde no vinhedo em plena capital!

Artigo

em

O Enoturismo e a Enogastronomia no Distrito Federal vem se desenvolvendo a cada dia para que com a inauguração da Vinícola Brasília, a região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a 60 km a sudeste da capital federal, seja uma referência na rota de vinho do Brasil.

No último dia 11, participei de uma fantástica experiência enogastronômica na Vinícola Marchese Vinhos e Vinhedos, uma das propriedades da futura Rota do Vinho do cerrado. Criada em parceria com Tony Cunha da D.O.C Vinhos Gastrô, a experiência contou com um menu degustação em cinto etapas, elaborado pelo Chef David Castaño, natural de Bogotá, Colômbia e a harmonização dos vinhos foi feita e guiada pela sommelière Alê Mendonça.

Os proprietários da Marchese, o casal Renata Sanches e Fabrício Marchese, estão à frente do cultivo de uvas na propriedade. Por enquanto, eles começam a fazer as primeiras experiências enogastronômicas do espaço. Em agosto, eles tiveram a primeira edição do projeto Adote uma videira, onde as pessoas plantaram mudas e poderão acompanhar o crescimento delas. “Dizem que a gente tem que plantar uma árvore na vida e a videira é o símbolo da vida”, brinca Renata.

No menu do Chef Davi, no primeiro passo foi servido uma Polenta braseada com shimeji, depois uma Cumbuca de mojica de pintado com beiju, no terceiro um Ravióli de abóbora com gorgonzola e manteiga de sálvia, no quarto um Duroc assado com Ratatouille e, por último, um delicioso tartalete de limão siciliano com castanhas e figos. Todas essas delicias foram harmonizadas com vinhos brasileiros de colheita de inverno produzidos pelo método dupla poda*.

“Trabalho com vinhos há 17 anos. Incansavelmente todos os dias do ano no mínimo 12 horas por dia. Inaugurei à D.O.C em 2016. De lá pra cá foram muitos vinhos abertos e muitas alegrias. Nunca imaginei que aqui, em Brasília, teria uma Vinícola e muito menos uma rota de Enoturismo. Outro sonho, só que desta vez de 10 produtores que juntos estão movimentando a cidade. Quando me perguntam o porquê eu faço tantas coisas ao mesmo e não me canso de fazer coisas novas a minha resposta é que eu faço que amo”.

Viva o vinho Nacional!
Viva o vinho do cerrado!
Viva os vinhos colheita de inverno!

Tony Cunha

A proposta do evento incluiu também um passeio pelo vinhedo. E que Pôr do Sol glorioso eu presenciei na Marchese com direito a um brinde de todos os presentes, com um espumante espetacular ao som de um saxofone que tocava belas melodias!

Foi realmente um dia inesquecível para os amantes de vinhos e da boa gastronomia. Acompanhei mais uma ação do projeto no segmento turístico do vinho à conquista de novos mercados em Brasília e no país.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o Chef David Castaño

Natural de Bogotá, Colômbia, é formado em Gastronomia pela Faculdade SENA de Bogotá, em 2009, com especializações em cozinha mediterrânea e internacional. Na Colômbia, trabalhou em restaurantes de culinária asiática, de cozinha fusion (colombiana e italiana), e em vários hotéis e restaurantes com destaque para a culinária caribenha. Está em Brasília desde 2016. Atualmente, atua como Chef consultor da D.O.C Vinhos Gastro (107 Norte), na criação e elaboração de vários cardápios harmonizados e presta serviço de chef em casa com menus harmonizados em parceria com as sommelières e professoras Mara Flora e Alessandra Mendonça. Comanda também a cozinha do Il Bunker e Café do Lago (Lago Sul).

*Dupla poda: Modifica o ciclo natural da planta, fazendo-a maturar e ser colhida no inverno. Consiste em duas podas, pois a primeira, de formação de ramos, ocorre normalmente em setembro. A segunda, de produção, ocorre em janeiro ou fevereiro

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

Notícias

VALINHOS TERÁ ‘CORRIDA DO DOCE’

Artigo

em

Por

A parceria entre as lojas Ápice Store, Belle Brás, Cacau Brasil, Toy Kids, Natura, Ponto 1, Cris do Monte, Cris do Monte II, Alore Semi Joias, Ateliê da Rô, VM Store, Sapeca, Vizual Calçados, Broken Phone, Link On e Sou Nude, todas de Valinhos, resultou em uma grande brincadeira para as crianças neste ‘Dia das Bruxas’.

As inscrições foram abertas hoje, dia 26, e o evento será sábado, dia 30, a partir das 9h. No dia da brincadeira, as crianças receberão um balde de abóbora para irem pegar os doces com as 16 lojas que estão participando da campanha e devem ser retirados até às 10h30.

Para fazer a inscrição e saber mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (19) 988762706.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.