Connect with us

Notícias

Prefeitura de Vinhedo abre agendamento para matrículas das Oficinas Culturais

Artigo

em

A Prefeitura de Vinhedo abre nesta sexta-feira (20) o agendamento para as matrículas das Oficinas Culturais Municipais. São 30 cursos de artes visuais, dança, música, teatro e circo, somando 1.383 vagas. O agendamento pode ser realizado pessoalmente nas Centrais SIM ou pelo link https://vinhedo.mitraonline.com.br/servicosonline, a partir desta sexta (20). A inscrição será presencial, também na Central SIM e a matrícula deverá ser confirmada pelo Whatsapp da Secretaria, no número 3876-5393.
 
Após o agendamento, o interessado deve comparecer às Centrais SIM com sua documentação para escolher o curso que deseja frequentar, horários e Centro Cultural. O interessado deve ainda enviar mensagem para o Whatsapp da Secretaria de Cultura e Turismo para informar a inscrição e será avisado sobre a matrícula ou lista de espera, de acordo com a disponibilidade de vagas.
 
As inscrições vão até o dia 3 de setembro e as aulas estão previstas para começar no dia 10 de setembro. Das 30 oficinas, 27 terão aulas presenciais, com todos os protocolos de prevenção contra o covid-19, inclusive uso obrigatório de máscara e distanciamento físico. Outras três oficinas serão online. Os interessados serão matriculados conforme a ordem de inscrição na Central SIM, conforme as vagas para cada curso. Pelo Whatsapp, todos terão a matrícula confirmada ou serão informados caso tenham entrado na lista de espera.
 
A lista de Oficinas que serão oferecidas estará disponível para consulta da população nas centrais SIM e na página https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/282/oficinas-culturais/. São cursos como desenho, arte contemporânea, cerâmica e escultura, mosaico em tecido 3D, papietagem, alongamento, balé clássico, dança criativa, danças urbanas, jazz baby e infantil, sapateado, literatura, cotação de histórias, introdução à libras, musicalizacão infantil, canto, saxofone, teoria musical, violão, violão popular, violino, improvisação, improvisação cômica, arte dramática, universo do palhaço, teatro, costura criativa, artesanato, patchwork e variações.
 
Cada interessado poderá se inscrever em até duas modalidades. Este ano, haverá a opção do curso de literatura como novidade. Outra inovação é a implementação de nova metodologia de trabalho, com oferta de Oficinas Livres, de duração limitada, para que mais pessoas possam ser atendidas, e os alunos terão certificado ao final do curso.
 
“A retomada das oficinas culturais é de grande relevância para Vinhedo, cidade que tem tradição no fazer artístico. Queremos estimular nos nossos moradores o interesse pelas artes para criar uma sociedade mais humana e promover nossa identidade social. Interesse em protagonizar e disseminar a cultura, fundamental para a construção da nossa história”, disse o prefeito Dario Pacheco.
 
As oficinas vão ocorrer nos Centros Culturais Engenheiro Guerino Mario Pescarini e na Vila João XXIII, uma vez que o Centro Cultural da Capela será reaberto em espaço conjunto com a Secretaria de Assistência Social e está em fase de reforma.
 
“Este ano conseguimos aumentar o número de oficineiros contratados e diversificar as modalidades oferecidas, dando total liberdade para os proponentes criarem os projetos de acordo com sua visão e metodologia artística” destacou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.
 
Segundo Renato, é papel da Secretaria de Cultura e Turismo ofertar à população a oportunidade de experimentar modalidades culturais, como forma de manter a mente ocupada e criativa.
 
Oficinas Culturais Municipais
 
São modalidades culturais oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo em seus centros culturais nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, dança e música. Neste ano ainda foi acrescida a modalidade literatura.
 
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo e-mail secitur@vinhedo.sp.gov.br ou telefone 3876-5393
 
 
Documentação necessária
 
Para realização de matrícula é preciso apresentar o Cartão Cidadão de Vinhedo dentro da validade de dois anos e documentos originais.
Quem tem o Cartão Cidadão de Vinhedo fora da validade terá que fazer, obrigatoriamente, a atualização de seus dados cadastrais. Na data de seu atendimento, é preciso apresentar a via original da seguinte documentação:
– Cartão Cidadão de Vinhedo (quem já tem possui);
– RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se menor de idade, o responsável legal também deve apresentar essa mesma documentação;
– Comprovante de endereço do interessado, de acordo com as exigências do Cartão Cidadão de Vinhedo (conta de água, luz ou telefone fixo com data não superior a dois meses ou contrato de locação por prazo determinado e autenticado em cartório, por reconhecimento de firma do locador. Devem estar em nome do titular, cônjuge, filhos ou pais)
– Título de eleitor atualizado pela biometria (para convalidação de comprovação de endereço, se necessário).
 
Se menor, o agendamento deverá ser realizado também para o responsável legal, que precisará comparecer junto com o menor da data agendada, munido dos documentos para atualização do Cartão Cidadão.

Confira os cursos abaixo:
 

 

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sistema de rodízio recupera 30% do volume da Represa 1 em 15 dias

Artigo

em

Por

O sistema de rodízio de abastecimento de água, em operação no município desde o último dia 11, tem sido fundamental para a recuperação do volume das reservações, especialmente da Represa 1, que passou de 20% para 47,8% da capacidade, com cerca de 77.907m³ nesta quarta-feira (27).  Nos 15 primeiros dias de rodízio, houve redução de 29% do volume produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, o equivalente a 80 mil m³.

“Nesse espaço de tempo, do início do rodízio até agora, já foi possível recuperar 27,8% do volume armazenado na Represa 1, cerca de 44.709m³. Isso é muito positivo e mostra que nossa ação está surtindo efeito e que estamos no caminho certo”, afirmou Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.

Considerando a produção máxima de 18 mil m³/dia na unidade ETA-1, o volume poupado corresponde a 2,5 dias de produção. “É muito importante que, além das nossas ações e manobras para conseguirmos abastecer a população, os moradores também colaborem com a economia de água e uso consciente do recurso”, reforçou Spina.

Nos demais pontos de captação, por conta da estiagem, o cenário se mantém. A represa 2, que está sendo preservada para uso em caso do agravamento da crise, teve consumo de 8%, atualmente com 79% da capacidade. Já a represa 3, que está quase seca, continua com volume morto,  com 32% da capacidade, dos quais 11%  foi recuperado em decorrência das chuvas dos últimos dias.

Vale ressaltar que o volume de 110,88mm de chuvas, o maior registrado desde o dia 6 de março deste ano, teve reflexo positivo nos mananciais superficiais. “As últimas chuvas foram muito bem-vindas, mas não foram suficientes para a recuperação plena de todos os mananciais, assim como os percentuais de reservação, que, se não fosse pelo rodízio, estariam em níveis ainda mais críticos”, disse Spina. De acordo com os dados desta quinta, o Rio Capivari e o Córrego Moinho estão estáveis, operando com captação de 100% da outorga. Já o Bom Jardim, apesar das chuvas, está operando com 74% da outorga.

Durante a execução do sistema revezamento, por questões estratégicas está sendo priorizado o uso da captação do Rio Capivari para a produção da ETA1. “O Rio Capivari é a nossa principal captação e o objetivo de priorizarmos a utilização dessa água é pouparmos as nossas represas” explicou o diretor de Estação de Tratamento de Água, Gabriel Carvalho.

A suspensão do plano de rodízio no abastecimento de água ainda depende de um conjunto de fatores, que tem como base a recuperação dos reservatórios, o equilíbrio das captações e dos mananciais superficiais, além dos índices pluviométricos. Essa avaliação é feita pela Comissão de Enfrentamento da Estiagem, composta por diretores e técnicos da Sanebavi, que se reúnem semanalmente para estudos de ações para minimizar os impactos da crise hídrica.

“Até o momento, não houve recuperação suficiente para a normalização do fornecimento. Ainda não há previsão para o encerramento do rodízio, porém, está sendo feito o acompanhamento dos índices de chuvas para reavaliarmos a necessidade do revezamento”, explicou Carvalho.
 

Continue lendo

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.