Connect with us

Notícias

Prefeitura e Sanebavi entregam 100% do sistema de esgoto no São Joaquim

Artigo

em

A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi realizaram, na manhã desta sexta-feira (01), a entrega da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do condomínio São Joaquim, que agora passa a ter 100% do seu esgoto coletado. A obra beneficia mais de 3,5 mil moradores do condomínio, terceiro maior de Vinhedo. O sistema completo vai tratar cerca de 565 mil litros de efluentes por dia.

“Saneamento básico é saúde e desenvolvimento. A Sanebavi está investindo como nunca em obras e projetos para melhorar a qualidade de vida do vinhedense. Trabalho comprometido com a população para construirmos uma Vinhedo mais forte e sustentável”, afirmou o prefeito Dario Pacheco, que participou do ato de assinatura do contrato juntamente com o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Também estavam presentes o presidente da Câmara, Nilton Braghetto, os vereadores Pastor Léo Fernandes, Inês da Saúde e Marcio Melle, o síndico do condomínio, Álvaro Aparecido de Oliveira, o subsíndico, Armando Quinze, e o administrador, Leandro Real.

O superintendente da Sanebavi destacou a importância da obra para o município  “Essa obra atende não só ao São Joaquim, mas todo o entorno, e isso para o saneamento da cidade é muito importante, principalmente para seguirmos com a meta de universalização do sistema sanitário”, disse Jaderson Spina.

A primeira etapa das obras de implantação, entregue em junho deste ano, contemplou 352 lotes, a metade dos imóveis do condomínio, e o volume coletado e tratado era de 281 mil litros por dia. Com a conclusão da segunda etapa, o sistema passa a atender os 707 lotes. Cerca de 565 mil litros de efluentes serão tratados por dia na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capivari.  Antes da implantação do sistema de esgotamento, os moradores do condomínio utilizavam fossas, método que, além do custo elevado, apresenta risco de contaminação do solo.

Para o síndico do condomínio, a data marca uma nova etapa e a sensação é de gratidão. “Quero agradecer a todos que participaram desse processo, os que deram início e continuidade, permitindo que esse dia chegasse. Principalmente a boa vontade da Prefeitura e da Sanebavi, que não mediram esforços para completar esse trabalho e nos entregar o sistema pronto hoje. Essa gestão sabe a importância dos condomínios para a cidade e nós só temos a agradecer por ter nos permitido realizar o sonho de ter o esgoto tratado. Estamos muito felizes”, afirmou o síndico do condomínio São Joaquim, Álvaro Aparecido de Oliveira.

Para a operacionalização do sistema, a Sanebavi executou a construção de uma elevatória de esgoto dentro do condomínio com recursos de R$ 1,4 milhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados para o projeto em 2012.

O condomínio ficou responsável pela execução de outras duas elevatórias e implantação das redes de esgoto de 20,2 quilômetros. Pelo contrato, firmado ainda em 2008 e instituído em forma de lei, o condomínio custeou as obras e, em contrapartida, a Sanebavi isenta o São Joaquim da cobrança da taxa de esgoto por 60 meses, administra a rede e o processo de tratamento dos efluentes na ETE. 

O sistema de esgotamento sanitário do São Joaquim também irá beneficiar o Condomínio Alpes, que precisa de elevatória para lançar o esgoto no sistema da ETE Pinheirinho e agora poderá fazer o lançamento por gravidade até a ETE Capivari

O Condomínio San Nicholas, que não está ligado na rede pública, também será beneficiado de forma imediata, tendo seu esgoto lançado até a ETE Capivari. Outros bairros como a Chácara do Trevo e o Condomínio Sol Vinhedo Village, após execução de rede interna e interligação ao sistema, terá seu esgoto tratado na ETE Capivari.

Fotos: Eliel Rezende

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

Notícias

VALINHOS TERÁ ‘CORRIDA DO DOCE’

Artigo

em

Por

A parceria entre as lojas Ápice Store, Belle Brás, Cacau Brasil, Toy Kids, Natura, Ponto 1, Cris do Monte, Cris do Monte II, Alore Semi Joias, Ateliê da Rô, VM Store, Sapeca, Vizual Calçados, Broken Phone, Link On e Sou Nude, todas de Valinhos, resultou em uma grande brincadeira para as crianças neste ‘Dia das Bruxas’.

As inscrições foram abertas hoje, dia 26, e o evento será sábado, dia 30, a partir das 9h. No dia da brincadeira, as crianças receberão um balde de abóbora para irem pegar os doces com as 16 lojas que estão participando da campanha e devem ser retirados até às 10h30.

Para fazer a inscrição e saber mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (19) 988762706.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.