Connect with us

Notícias

Prefeitura oficializa criação do Nupdec do Distrito Industrial

Artigo

em

O primeiro encontro com empresas interessadas em consolidar um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) para a região do Distrito Industrial reuniu nesta terça-feira (31) representantes de 25 empresas, além de autoridades, no Hotel Intercity. Este é o quarto núcleo implementado pela Prefeitura neste ano e outros dois estão em processo de implantação.  

Estiveram presentes o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o Secretário de Transportes e Defesa do Cidadão, Coronel Ricardo Arantes, o Secretário de Indústria e Comércio, Tiago de Paula, o representante da AEVI, Marcos Capellato, e o presidente da Câmara Municipal, Nilton Braguetto. 

O objetivo dos núcleos NUPDEC, aprovados em maio pela Câmara Municipal e implantados a partir de agosto, é agregar estruturas para prevenção e combate a ocorrências como incêndios e inundações, promovendo o auxílio mútuo entre vizinhos. 

“A integração das brigadas de incêndio das empresas do Distrito Industrial são um passo importante para torná-las ainda mais efetivas. Moradores e administração pública atuam para entender as vulnerabilidades que as regiões enfrentam e as capacidades da própria comunidade para atuar em conjunto prevenindo, mitigando e, se necessário, respondendo às demandas”, explicou o prefeito dr. Dario. 

Conforme destacou Maurício Barone, Diretor de Defesa Civil, a iniciativa é um instrumento de segurança relevante. Bombeiros podem demorar até 30 minutos para atender a um chamado, período no qual uma vizinhança bem orientada e treinada pode tomar primeiras ações. Já há três núcleos do tipo em ação em Vinhedo, todos em áreas residenciais: Caixa D’Água, Morada da Lua e São Joaquim. 

Para se engajar no NUPDEC da região do Distrito Industrial, as empresas interessadas deverão assinar um termo de voluntariado, disponibilizando sua estrutura já consolidada no Plano de Ação Emergencial (PAE). Depois, terão acesso a reuniões periódicas, planejamento de ações, capacitação, treinamentos e simulados para preparar-se para eventuais crises.  

Uma vez estabelecido, a proposta da Defesa Civil é que o NUPDEC do Distrito Industrial evolua para outra estrutura de apoio mútuo mais formalizada. “O primeiro objetivo do NUPDEC é facilitar o contato entre as empresas e que elas possam se ajudar mutuamente. O segundo objetivo é possibilitar a evolução desse auxílio mútuo para outros formatos”, afirmou o Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula. Exemplos são o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a Rede Integrada de Emergência (RINEM), esta já conhecida na região, pois, hoje, o Distrito Industrial recebe apoio de rede vinculada a Jundiaí.  

A iniciativa é uma cooperação entre a Prefeitura de Vinhedo, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Associação Empresarial de Vinhedo (AEVI). Empresas interessadas em participar do núcleo poderão entrar em contato com a AEVI para receber mais informações. 

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

KIT’S NATAÇÃO FORAM ENTREGUES AOS ALUNOS EM VALINHOS

Artigo

em

Por

A Prefeitura de Valinhos e o Instituto Cesar Cielo fizeram a entrega de kit natação para os integrantes do projeto Novos Cielos na cidade, no último sábado, dia 16.

A entrega aconteceu na piscina municipal do Jardim Paraíso para 76 participantes, com idade entre 7 e 10 anos, que receberam óculos, sunga, maiô, camiseta e outros itens.

O projeto retornou no início deste ano, 2021. O instituto esteve representado pelos pais do atleta, a professora de Educação Física, Flávia Cielo, e do médico pediatra, César Cielo.

Continue lendo

Notícias

VALINHOS ATENDEU MAIS DE 150 CRIANÇAS NO DIA “V” DE MULTIVACINAÇÃO

Artigo

em

Por

Neste sábado, dia 16, a Prefeitura de Valinhos realizou o dia “V” de Multivacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), na UBS da Vila Santana. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, 178 crianças e adolescentes de dois meses a 14 anos foram vacinadas. Além disso, outras 10 pessoas compareceram no local, mas não precisaram tomar nenhuma vacina, pois a caderneta de vacinação já estava em ordem.

A Campanha de Multivacinação prossegue até o dia 29 de outubro. As crianças e os adolescentes menores de 15 anos podem ter acesso às vacinas para atualização da caderneta em todas as UBSs da cidade, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Para informações sobre os locais e telefones da UBSs acesse a página do site da Prefeitura pelo endereço: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/19/unidades-basicas-de-saude/

Continue lendo

Notícias

NOVO AGENDAMENTO PARA 3ª DOSE SERÁ ABERTO EM VALINHOS

Artigo

em

Por

Nesta segunda-feira, dia 18, a partir das 12h um novo agendamento será disponibilizado para vacinação da dose de reforço (3ª dose) aos idosos acima de 60 anos que já completaram 6 meses da 2ª dose.

300 doses serão disponibilizadas, por dia, para este novo local, para vacinação na terça, quarta e quinta, a partir das 17h, no Centro Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio (Rua Campos Sales, 49, Vila São Sebastião).

A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Saúde, informa que permanece os outros 2 locais de vacinação para esta dose de reforço, aos idosos acima de 60 anos que já completaram 6 meses da 2ª dose, nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e também no posto fixo da Vigilância Epidemiológica.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.