Connect with us

Notícias

Projeto para reduzir filas de exames e cirurgias em Valinhos é aprovado em 1ª discussão

Artigo

em

A Câmara de Vereadores de Valinhos (SP) aprovou em 1ª discussão na noite da última terça (17) o projeto de lei enviado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD) que prevê a autorização da cidade para aderir ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

Dos 17 vereadores da Câmara, 15 votaram favoráveis ao projeto: Alécio Cau, André Amaral, César Rocha, Edinho Garcia, Fábio Damasceno, Gabriel Bueno, Luiz Mayr Neto, Mônica Morandi, Professor Marcelo Yoshida, Roberson Salame, Rodrigo Toloi, Simone Bellini, Thiago Samasso, Tunico e Veiga. O presidente da Câmara, vereador Franklin, pelo regimento interno do Legislativo, não vota em projetos como esse.

O projeto, agora, segue para 2ª discussão na semana que vem e, sendo aprovado novamente pela maioria, autoriza a Prefeitura a assinar o convênio com o Consórcio. O objetivo principal é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias, que se soma aos procedimentos de média complexidade que são objetos de contratação de serviços da Prefeitura. Ainda, pelo Consórcio, a Santa Casa de Valinhos também poderá participar e, assim, ofertar seus serviços para as cidades conveniadas, ampliando o leque de atendimentos e recursos para o hospital.

“Com respeito à harmonia entre os poderes, quero aqui registrar o meu agradecimento, em nome do povo de Valinhos, a cada um dos vereadores que entenderam a importância desta ação para a cidade. É um investimento inédito e importante na área da saúde, que vai atender, diretamente, as necessidades urgentes da nossa população valinhense. Infelizmente, há pessoas, na cidade, aguardando há meses, e até anos, para realizar exames e cirurgias. Com a aprovação final do projeto, que esperamos na semana que vem, poderemos atender as demandas reprimidas, reduzir as filas de esperas por consultas, exames e procedimentos e equacionar os investimentos em saúde”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Fundado em 2014, com sede em Holambra, o Cismetro atende municípios paulistas com necessidades similares para viabilizar as ações compartilhadas e o rateio de despesas comuns, para o melhor atendimento na rede de saúde, ampliando oferta de exames e serviços com otimização dos recursos.

“Quando se trata de projeto para a cidade, para mudar, para melhor, a vida de cada valinhense, o bem comum está acima de siglas partidárias. Priorizar a gestão na saúde é o caminho para atender, com qualidade, a população de Valinhos”, complementou a prefeita Capitã Lucimara.

Atualmente, mais de 1,2 milhão de habitantes são atendidos por meio do consórcio que conta com uma estrutura público-privada a fim de proporcionar mais flexibilidade administrativa, articulando por meio do credenciamento de profissionais, clínicas e laboratórios a oferta de serviços nas mais diferentes áreas da saúde pública eliminando a burocracia e tornando mais ágil o atendimento à população.

Os municípios utilizam os serviços do Cismetro como e quando decidirem com um plano prévio, estudo físico-financeiro e um total planejamento conforme as decisões de suas próprias secretarias de Saúde.

As atividades são definidas a partir do planejamento dos municípios e de projetos aprovados pelo conselho técnico que é formado por representantes dos próprios municípios consorciados. Importante ressaltar que os serviços são realizados em clínicas parceiras na cidade e na região, de forma a facilitar o acesso ao usuário.

“A Prefeitura, com este projeto aprovado, terá mais opções de exames, consultas e até cirurgias para atender mais e mais valinhenses. Com o Consórcio, teremos a possibilidade de ter a redução desta lista, atender a demanda atual e, ainda, promover a Santa Casa, no Consórcio, para atender não apenas Valinhos mas, também, outros municípios consorciados, claro que se o projeto for aprovado na Câmara”, comentou a secretária Carina Missaglia.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

Notícias

VALINHOS TERÁ ‘CORRIDA DO DOCE’

Artigo

em

Por

A parceria entre as lojas Ápice Store, Belle Brás, Cacau Brasil, Toy Kids, Natura, Ponto 1, Cris do Monte, Cris do Monte II, Alore Semi Joias, Ateliê da Rô, VM Store, Sapeca, Vizual Calçados, Broken Phone, Link On e Sou Nude, todas de Valinhos, resultou em uma grande brincadeira para as crianças neste ‘Dia das Bruxas’.

As inscrições foram abertas hoje, dia 26, e o evento será sábado, dia 30, a partir das 9h. No dia da brincadeira, as crianças receberão um balde de abóbora para irem pegar os doces com as 16 lojas que estão participando da campanha e devem ser retirados até às 10h30.

Para fazer a inscrição e saber mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (19) 988762706.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.