Connect with us

Notícias

Salão de Artes Visuais de Vinhedo traz panorama das artes de diferentes regiões do Brasil e do Chile

Artigo

em

A 26ª edição do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) descortina um intenso panorama da arte contemporânea em 109 trabalhos, que reúne a diversidade de diferentes recantos do território nacional e apresenta o salutar frescor de um artista chileno. As obras foram construídas pelo ideário de 76 representantes do Brasil e um do Chile. O convite para o inefável passeio está aberto desta quarta (1º) até o dia 1º de outubro, no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira.

Os visitantes podem conferir a exposição presencialmente, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, ou podem se embrenhar pelo tour virtual em fotografias 360 graus, no link https://bit.ly/sav2021-vinhedo. Esculturas, quadros, fotografias e instalações inéditas podem ser conferidas no Salão SAV 2021, que apresenta uma coleção artística de dez estados brasileiros em seus 76 representantes.

O Salão recebeu quase 700 inscrições com mais de 1,6 mil trabalhos, que foram avaliados e selecionados por uma comissão técnica. As 109 obras compõem uma grande e encantadora paisagem de variados estilos e técnicas reunindo num mesmo espaço Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Chile.

“A cultura sempre terá em nossa administração o espaço necessário para elevação de todas as formas de arte. Sempre buscando estimular crianças, idosos, jovens e adultos para que encontrem no espaço que oferecemos um abrigo amigo e seguro para o exercício da expansão de sua sensibilidade artística”, destacou o prefeito Dario Pacheco, que conduziu a cerimônia de abertura do Salão, na terça-feira à noite, com o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Foram premiados 18 artistas nesta edição, sete obras com prêmios honoríficos e 11 obras com prêmio aquisitivo, somando R$ 20 mil, trabalhos que passarão a incorporar o acervo público de Vinhedo.

O SAV se consolida cada vez mais como referência em artes plásticas em todo o País e agora também para artistas internacionais. Salão de Artes que promove e premia a produção artística em suas diferentes manifestações e linguagens. Também participaram da cerimônia de abertura da mostra o presidente da Câmara, Nilton Braghetto, os vereadores Inês Diogo e Pastor Léo Fernandes.  

Curadoria  

A curadoria do SAV 2021 foi assinada pelo artista vinhedense Wagner Pavarin, que procurou criar uma aproximação da ampla diversidade de temas e estilos artísticos, para propor diálogos, reflexões e promover conteúdo didático, provocando imersão ao universo da arte contemporânea.  

“Temos um Salão de Artes lindo, representativo e que agradará a todos por sua multiplicidade de estilos e linguagens. O mural externo, idealizado por Sergio Cooker, faz uma alusão à grande diversidade em que vivemos. Um mundo de cores, tons, personalidades, gêneros e etnias que devem conviver em harmonia. Ao mesmo tempo, nos provoca a vontade do contato, do abraço, depois de um longo período de pandemia. E assim nos conduz, com suas linhas vibrantes, à contemplação da amplitude das linguagens expostas”, disse.  
                                                                                                                                                                                           
Prêmio honorífico  
André Braga – Obra: Fernando Pessoa – Ao Infinito e Além 
Bruno Gularte Barreto – Obra: Um Galpão 
Cadu Silva – Obra: Segunda Onda 
Eduardo Valdetaro – Obra: Samaúma 
Emilliano Freitas – Obra: Feliz dia das Mães 
Magna Sperb – Obra: Filete Circular 
Marcela Pin – Obra: Natureza é Feminino 
 
Prêmio aquisitivo 
Borys Alday – Obra: Índia Guarani Fumando 
Daniel Pizani – Obra: Sem Título 
Fábio Florentino – Obra: Silêncio Hidrográfico 
Jesser Valzacchi – Obra: Medo 
Larissa Santana – Obra: Varal Pandêmico 
Manassés Muniz – Obra: Deserto Industrial 1, Deserto Industrial 2 e Deserto Industrial 3 
Mayara Nardo – Obra: Floemas 
Roseli Sartori – Obra: Afetos Reais e Ausências 
 
 
SERVIÇO 
26ª Salão de Artes Visuais (SAV) 2021 

De 1º de setembro a 1º de outubro  
Terça a Sábado, das 9h às 17h 
Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira (Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro).  
Entrada Franca 
Realização: Prefeitura de Vinhedo – Secretaria de Cultura e Turismo  
Exposição virtual:  https://bit.ly/sav2021-vinhedo
 

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sistema de rodízio recupera 30% do volume da Represa 1 em 15 dias

Artigo

em

Por

O sistema de rodízio de abastecimento de água, em operação no município desde o último dia 11, tem sido fundamental para a recuperação do volume das reservações, especialmente da Represa 1, que passou de 20% para 47,8% da capacidade, com cerca de 77.907m³ nesta quarta-feira (27).  Nos 15 primeiros dias de rodízio, houve redução de 29% do volume produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, o equivalente a 80 mil m³.

“Nesse espaço de tempo, do início do rodízio até agora, já foi possível recuperar 27,8% do volume armazenado na Represa 1, cerca de 44.709m³. Isso é muito positivo e mostra que nossa ação está surtindo efeito e que estamos no caminho certo”, afirmou Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.

Considerando a produção máxima de 18 mil m³/dia na unidade ETA-1, o volume poupado corresponde a 2,5 dias de produção. “É muito importante que, além das nossas ações e manobras para conseguirmos abastecer a população, os moradores também colaborem com a economia de água e uso consciente do recurso”, reforçou Spina.

Nos demais pontos de captação, por conta da estiagem, o cenário se mantém. A represa 2, que está sendo preservada para uso em caso do agravamento da crise, teve consumo de 8%, atualmente com 79% da capacidade. Já a represa 3, que está quase seca, continua com volume morto,  com 32% da capacidade, dos quais 11%  foi recuperado em decorrência das chuvas dos últimos dias.

Vale ressaltar que o volume de 110,88mm de chuvas, o maior registrado desde o dia 6 de março deste ano, teve reflexo positivo nos mananciais superficiais. “As últimas chuvas foram muito bem-vindas, mas não foram suficientes para a recuperação plena de todos os mananciais, assim como os percentuais de reservação, que, se não fosse pelo rodízio, estariam em níveis ainda mais críticos”, disse Spina. De acordo com os dados desta quinta, o Rio Capivari e o Córrego Moinho estão estáveis, operando com captação de 100% da outorga. Já o Bom Jardim, apesar das chuvas, está operando com 74% da outorga.

Durante a execução do sistema revezamento, por questões estratégicas está sendo priorizado o uso da captação do Rio Capivari para a produção da ETA1. “O Rio Capivari é a nossa principal captação e o objetivo de priorizarmos a utilização dessa água é pouparmos as nossas represas” explicou o diretor de Estação de Tratamento de Água, Gabriel Carvalho.

A suspensão do plano de rodízio no abastecimento de água ainda depende de um conjunto de fatores, que tem como base a recuperação dos reservatórios, o equilíbrio das captações e dos mananciais superficiais, além dos índices pluviométricos. Essa avaliação é feita pela Comissão de Enfrentamento da Estiagem, composta por diretores e técnicos da Sanebavi, que se reúnem semanalmente para estudos de ações para minimizar os impactos da crise hídrica.

“Até o momento, não houve recuperação suficiente para a normalização do fornecimento. Ainda não há previsão para o encerramento do rodízio, porém, está sendo feito o acompanhamento dos índices de chuvas para reavaliarmos a necessidade do revezamento”, explicou Carvalho.
 

Continue lendo

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.