Connect with us

Notícias

Valinhos alerta sobre intermitência no fornecimento de água pós-rodizio

Artigo

em

Situação da Barragem Moinho Velho, na qual a captação teve que ser suspensa (Foto: Divulgação)

 

O Daev (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) informou nesta sexta-feira (24) o nível crítico identificado em suas barragens municipais. Segundo o departamento, a barragem João Antunes dos Santos, que há semanas estava operando com 5% de sua capacidade total, chegou a 0% de operação nesta semana.  

Durante o alerta, o departamento ainda indicou um cenário de intermitência no fornecimento de água mesmo depois do período pós-rodízio.  

“Em virtude da suspensão de operação das represas municipais pela indisponibilidade hídrica, o Daev alerta que há intercorrências que são ocasionadas no pós-rodízio e que passam a ser vivenciadas pelos moradores”, disse a nota.   

SITUAÇÃO PÓS-RODÍZIO  

Segundo o Daev, “há intercorrências que são ocasionadas no pós-rodízio e que passam a ser vivenciadas pelos moradores”. Entre elas estão o consumo reprimido da área que saiu do rodízio, somado à indisponibilidade das captações, que não permite ter recurso suficiente para aumentar a pressão de água e para suprir a demanda do período.  

“Estamos num cenário de guerra, no qual temos que trabalhar com o volume de água que temos disponível para oferecer à população. Assim, temos que fazer com que os 61,3% do que temos disponível atualmente em água consiga atender aos moradores de todas as áreas da cidade”, explicou o titular da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira.

O Departamento de Operação também explicou que apesar de se estruturar para que a água comece a voltar aos imóveis no pós-rodízio a partir das 4 horas da madrugada, que não é imediata a chegada do recurso no cavalete. 

“Com o volume baixo de água a pressurização da rede é bem mais difícil de ser feita. E temos que fazer vários ajustes para que a água chegue até os pontos mais limítrofes e altos da cidade”, explicou o diretor da área, Caio Ceccherini.

Ainda nas áreas pós-rodízio, a equipe explicou que se esforça para que a água chegue dentro das 24 horas seguintes.  

Diante da falta de água para fornecimento, a empresa disse que o abastecimento aos imóveis não mais se dará de forma ininterrupta durante as 24 horas corridas, podendo chegar em períodos espaçados dos dias, conforme disponibilidade para distribuição.  

“Com água em escassez, somos explícitos em informar que não temos como garantir que ela chegue o dia todo no cavalete dos imóveis. Mas manobras são realizadas em tempo real para que no pós-rodízio a água retorne aos bairros pelo menos num período do dia”, falou Ceccherini. 

ÍNDICE ALARMANTE

Segundo o órgão, nas barragens das Figueiras e na Moinho Velho a triste situação também se reflete nos percentuais de reservação, que estão somente em 5% e 2%, respectivamente, da capacidade total. A Santana dos Cuiabanos está em 43%.

Com os níveis alarmantes, a captação de água teve que ser suspensa nas barragens Moinho Velho, das Figueiras e João Antunes durante essa semana.

“Isso quer dizer que a cidade perdeu 38,7% de sua capacidade de fornecimento de água. Contamos agora com apenas 61,3% de nossa disponibilidade hídrica de captação para atender toda a população de Valinhos”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O Rio Atibaia é responsável por 50,6% da distribuição de água na cidade. Lá, a vazão identificada às 7 horas da manhã desta sexta-feira (24), no ponto de captação (PS7), foi de 8,73m³/s, ou seja, 29,78% abaixo do esperado para setembro, que é de 12,42m³/s.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

Notícias

VALINHOS TERÁ ‘CORRIDA DO DOCE’

Artigo

em

Por

A parceria entre as lojas Ápice Store, Belle Brás, Cacau Brasil, Toy Kids, Natura, Ponto 1, Cris do Monte, Cris do Monte II, Alore Semi Joias, Ateliê da Rô, VM Store, Sapeca, Vizual Calçados, Broken Phone, Link On e Sou Nude, todas de Valinhos, resultou em uma grande brincadeira para as crianças neste ‘Dia das Bruxas’.

As inscrições foram abertas hoje, dia 26, e o evento será sábado, dia 30, a partir das 9h. No dia da brincadeira, as crianças receberão um balde de abóbora para irem pegar os doces com as 16 lojas que estão participando da campanha e devem ser retirados até às 10h30.

Para fazer a inscrição e saber mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (19) 988762706.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.