Connect with us

Notícias

Valinhos decide nesta segunda se aplica racionamento de água após registrar interrupção em bairros

Artigo

em

Vista da cidade de Valinhos, na região de Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV

Valinhos (SP) decide nesta segunda-feira (23) se aplica ou não o programa de racionamento de água, segundo a prefeitura. A confirmação ocorre após o departamento responsável pelo serviço (Daev) registrar interrupção do serviço em bairros da cidade neste fim de semana. Veja abaixo detalhes.

A assessoria do governo informou ao G1 neste domingo que dados técnicos registrados desde sábado serão avaliados em reunião entre a prefeita, Capitã Lucimara (PSD), o presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira, e gestores das áreas de trabalho envolvidas. O horário não foi confirmado.

O racionamento é previsto na fase vermelha do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento, onde também são previstas captações emergenciais. O Daev destaca que o cenário é marcado por escassez de chuvas, consumo elevado pela população, enquanto as reservas do município estão com indicadores reduzidos. Por isso, a autarquia reivindica uso consciente do recurso neste período.

Vista áerea da Barragem das Figueiras, em Valinhos — Foto: Reprodução/EPTV1

Bairros sem água

Um boletim divulgado na manhã deste domingo pelo Daev diz que pontos de desabastecimento foram registrados nas partes mais altas do Parque Portugal, Jardim Nova Palmares e algumas áreas do Vale Verde. O departamento diz que os reservatórios da área são suportados com uso de caminhões-pipa.

“A partir das 11h o abastecimento para o Jardim União e Figueiras foi interrompido, visando pressurizar a parte alta do Jardim Nova Palmares”, diz nota publicada no site do Daev. A prefeitura informou que a retomada do serviço nestes dois bairros deve ocorrer até o fim da tarde, após recuperação da parte alta do Jardim Nova Palmares, e que faz monitoramento da pressão e consumo.

O Daev diz ainda que há possibilidade de outros pontos de desabastecimento neste domingo: Ortizes, Nova Era, Pedra Verde, Bom Retiro, Jardim Santa Eliza, Jardim São Pedro e Maison Blanche.

No sábado, todas as regiões mencionadas neste domingo – incluindo possibilidade – tiveram situação de desabastecimento no sábado. Além disso, também ocorreram registros no Parque Lausanne, Colina dos Álamos, Florada da Mata, Jardim Imperial, Paiquerê, Jardim Panorama, Jardim São Jorge, Jardim Maracanã, Parque Florence, Condomínio Itamambuca, Jardim do Lago, Jardim Pacaembu, Parque Florence, região das Chácaras Silvânia, parte alta do Jurema e América II, além do Contendas, Chácara Flora, Condomínio Di Napoli, Flor da Serra e Jardim São Luiz, na região do Jardim São Marcos.

Situação crítica

Até sábado, o percentual de reserva de água bruta nas barragens municipais estava em 68% na Santana do Cuiabano, 48% na Moinho Velho, 30% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. Antes de registrar falta do recurso, o Daev alertou que a cidade estava “a um passo” do racionamento.

Segundo o departamento, os níveis dos reservatórios não têm aumentado de forma suficiente durante a madrugada para dar suporte ao sistema de distribuição. Com isso, há queda na pressão do recurso aos imóveis durante o dia, sobretudo os que ficam nas áreas mais elevadas dos bairros. A orientação é para que a água não seja usada pelos moradores para lavagem de quintais, veículos e calçadas.

À EPTV, afiliada da TV Globo, o presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira, explica que a solução definitiva para o problema no município ocorrerá de médio a longo prazo, haja vista momento de crise.

“A solução definitiva passa por ações de governo ao longo do tempo. O prazo para execução de uma segunda adutora [captação no Rio Atibaia] é da ordem de aproximadamente oito meses. Se não for construída, esse problema da seca vai prevalecer e temos a expectativa de que elas sejam cada vez mais intensa. Se não solucionado, podemos conviver com o problema por mais tempo”, ressalta.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

Notícias

VALINHOS TERÁ ‘CORRIDA DO DOCE’

Artigo

em

Por

A parceria entre as lojas Ápice Store, Belle Brás, Cacau Brasil, Toy Kids, Natura, Ponto 1, Cris do Monte, Cris do Monte II, Alore Semi Joias, Ateliê da Rô, VM Store, Sapeca, Vizual Calçados, Broken Phone, Link On e Sou Nude, todas de Valinhos, resultou em uma grande brincadeira para as crianças neste ‘Dia das Bruxas’.

As inscrições foram abertas hoje, dia 26, e o evento será sábado, dia 30, a partir das 9h. No dia da brincadeira, as crianças receberão um balde de abóbora para irem pegar os doces com as 16 lojas que estão participando da campanha e devem ser retirados até às 10h30.

Para fazer a inscrição e saber mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (19) 988762706.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.