Connect with us

Notícias

Valinhos fica ‘a um passo’ de aplicar racionamento de água e bairros podem registrar falta

Artigo

em

Vista aérea da Barragem das Figueiras, que opera com 39% da capacidade. — Foto: Reprodução/EPTV

Valinhos (SP) está “a um passo” de entrar no programa de racionamento de água e 15 bairros podem registrar falta do recurso neste fim de semana, segundo o departamento responsável pelo serviço (Daev). O alerta destaca a necessidade de economia e uso consciente do recurso. Veja abaixo lista.

O racionamento é previsto na fase vermelha do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento, onde também são previstas captações emergenciais. O Daev destaca que o racionamento ainda está descartado neste fim de semana, mas o cenário é marcado por escassez de chuvas e consumo elevado pela população, enquanto as reservas do município estão com indicadores reduzidos.

“O percentual de reserva de água bruta nas barragens municipais está em 68% na Santana do Cuiabano, 48% na Moinho Velho, 30% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos”, diz nota.

Bairros que podem ter falta d’água neste fim de semana

  • Jardim Imperial
  • Jardim Santo Antônio
  • Parque Nova Suíça
  • Parque Nova Itália
  • Jardim Maracanã
  • Jardim do Lago
  • Jardim Nova Era I e II
  • Jardim São Pedro
  • Jardim Santa Eliza
  • Bom Retiro I e II
  • Ortizes, Pedra Verde
  • Condomínio San Marino
  • Flor da Serra.

Segundo o departamento, os níveis dos reservatórios não têm aumentado de forma suficiente durante a madrugada para dar suporte ao sistema de distribuição. Com isso, há queda na pressão do recurso aos imóveis durante o dia, sobretudo os que ficam nas áreas mais elevadas dos bairros. A orientação é para que a água não seja usada para lavagem de quintais, veículos e calçadas.

À EPTV, afiliada da TV Globo, o presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira, explica que a solução definitiva para o problema no município ocorrerá de médio a longo prazo, haja vista momento de crise.

“A solução definitiva passa por ações de governo ao longo do tempo. O prazo para execução de uma segunda adutora [captação no Rio Atibaia] é da ordem de aproximadamente oito meses. Se não for construída, esse problema da seca vai prevalecer e temos a expectativa de que elas sejam cada vez mais intensa. Se não solucionado, podemos conviver com o problema por mais tempo”, ressalta.

Uso de caminhão-pipa

O Daev destaca que a situação também impacta reservatórios operados por ele no Jardim Nova Palmares, Chácaras Silvânia e Parque Portugal, abastecidos com caminhão-pipa.

Em nota, a autarquia diz ainda que moradores da região do Vale Verde também podem ficar sem o recurso em algum momento da tarde ou noite, e que neste fim de semana será mantido o suporte.

Valinhos alerta para risco de desabastecimento — Foto: Reprdoução/EPTV1

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

KIT’S NATAÇÃO FORAM ENTREGUES AOS ALUNOS EM VALINHOS

Artigo

em

Por

A Prefeitura de Valinhos e o Instituto Cesar Cielo fizeram a entrega de kit natação para os integrantes do projeto Novos Cielos na cidade, no último sábado, dia 16.

A entrega aconteceu na piscina municipal do Jardim Paraíso para 76 participantes, com idade entre 7 e 10 anos, que receberam óculos, sunga, maiô, camiseta e outros itens.

O projeto retornou no início deste ano, 2021. O instituto esteve representado pelos pais do atleta, a professora de Educação Física, Flávia Cielo, e do médico pediatra, César Cielo.

Continue lendo

Notícias

VALINHOS ATENDEU MAIS DE 150 CRIANÇAS NO DIA “V” DE MULTIVACINAÇÃO

Artigo

em

Por

Neste sábado, dia 16, a Prefeitura de Valinhos realizou o dia “V” de Multivacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), na UBS da Vila Santana. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, 178 crianças e adolescentes de dois meses a 14 anos foram vacinadas. Além disso, outras 10 pessoas compareceram no local, mas não precisaram tomar nenhuma vacina, pois a caderneta de vacinação já estava em ordem.

A Campanha de Multivacinação prossegue até o dia 29 de outubro. As crianças e os adolescentes menores de 15 anos podem ter acesso às vacinas para atualização da caderneta em todas as UBSs da cidade, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Para informações sobre os locais e telefones da UBSs acesse a página do site da Prefeitura pelo endereço: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/19/unidades-basicas-de-saude/

Continue lendo

Notícias

NOVO AGENDAMENTO PARA 3ª DOSE SERÁ ABERTO EM VALINHOS

Artigo

em

Por

Nesta segunda-feira, dia 18, a partir das 12h um novo agendamento será disponibilizado para vacinação da dose de reforço (3ª dose) aos idosos acima de 60 anos que já completaram 6 meses da 2ª dose.

300 doses serão disponibilizadas, por dia, para este novo local, para vacinação na terça, quarta e quinta, a partir das 17h, no Centro Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio (Rua Campos Sales, 49, Vila São Sebastião).

A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Saúde, informa que permanece os outros 2 locais de vacinação para esta dose de reforço, aos idosos acima de 60 anos que já completaram 6 meses da 2ª dose, nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e também no posto fixo da Vigilância Epidemiológica.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.