Connect with us

Notícias

Valinhos prepara decreto de situação de emergência hídrica; entenda

Artigo

em

Com estiagem, reservatório que abastece Valinhos (SP) tem bancos de terra aparentes — Foto: Reprodução/EPTV

Enfrentando racionamento de água desde agosto, Valinhos (SP) prepara um decreto de situação de emergência hídrica na cidade. A previsão é que o texto seja publicado nesta quinta-feira (23). A medida permite que a administração pública contrate serviços e produtos com menos burocracia.

Além do decreto, a cidade deve instituir um comitê gestor da crise, que terá a missão de buscar soluções de curto prazo e alternativas intermunicipais para o enfrentamento da estiagem. O grupo será composto por membros do alto escalão do Executivo, além de técnicos e profissionais do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev).

Cidade endureceu racionamento

Valinhos iniciou um racionamento baseado em um rodízio de abastecimento para regiões da cidade no dia 27 de agosto. O esquema passou a ter regras ainda mais rígidas nesta segunda-feira (20).

As regiões, que antes eram divididas em quatro, passaram a ser divididas em seis. Dessas áreas, duas terão cortes em três dias da semanas – antes eram dois. A interrupção do abastecimento continua sendo de 18 horas, entre 10h da manhã e 4h da madrugada.

A alteração foi feita para tentar aumentar a economia de água diante da dificuldade de recuperar os reservatórios em meio à estiagem e consumo elevado.

“A necessidade de tornar mais rígidas as regras do rodízio de água deve-se ao baixíssimo índice pluviométrico identificado em Valinhos, que não tem permitido a recuperação dos mananciais internos da cidade, que é de onde a autarquia capta 38,7% da água bruta distribuída na cidade”, informou a Prefeitura de Valinhos em nota.

Multas por desperdício de água em Valinhos superam as aplicadas na crise hídrica de 2014

Multas por desperdício de água em Valinhos superam as aplicadas na crise hídrica de 2014

Multas por desperdício

Em três semanas, o número de multas aplicadas em razão do desperdício de água em Valinhos (SP) já supera em 32% a quantidade de punições registradas durante a crise hídrica de 2014. A medida faz parte de uma série de iniciativas adotadas pela cidade no enfrentamento do período de estiagem.

Dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram que 31 punições foram realizadas entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015. Já em 2021, são registradas 41 multas desde 27 de agosto, quando a penalidade começou a ser aplicada. O valor pago por moradores que forem flagrados fazendo uso indevido de água no município é de R$ 441,21.

A cidade intensificou a fiscalização em agosto, quando o número de fiscais passou de 5 para 27 – com rondas sendo feitas aos finais de semana e punições sendo aplicadas independentemente do desperdício ter sido denunciado.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

Notícias

VALINHOS TERÁ ‘CORRIDA DO DOCE’

Artigo

em

Por

A parceria entre as lojas Ápice Store, Belle Brás, Cacau Brasil, Toy Kids, Natura, Ponto 1, Cris do Monte, Cris do Monte II, Alore Semi Joias, Ateliê da Rô, VM Store, Sapeca, Vizual Calçados, Broken Phone, Link On e Sou Nude, todas de Valinhos, resultou em uma grande brincadeira para as crianças neste ‘Dia das Bruxas’.

As inscrições foram abertas hoje, dia 26, e o evento será sábado, dia 30, a partir das 9h. No dia da brincadeira, as crianças receberão um balde de abóbora para irem pegar os doces com as 16 lojas que estão participando da campanha e devem ser retirados até às 10h30.

Para fazer a inscrição e saber mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (19) 988762706.

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.