Connect with us

Notícias

Valinhos registra 5 casos de doença ‘mão-pé-boca’ em creche no Jardim São Marcos

Artigo

em

Lateral da CEMEI Antonio Montero Filho, no Jardim São Marcos, onde 5 casos foram confirmados. Creche está com apenas uma funcionária para limpeza – Fernando Brocchi | JTV

Na tarde desta segunda-feira (13) a Vigilância Sanitária esteve na CEMEI do Jardim São Marcos, afim de verificar problemas com casos de vírus de mão, pé e boca.
Somente em uma das salas foram confirmados 5 casos.

Segundo informações, a sala foi apenas varrida, afinal não havia funcionários da limpeza. Em casos onde há suspeita desse tipo de doença, há necessidade de a sala ter uma ‘limpeza terminal’, isto é, ser lavada de cima a baixo, mas isso não aconteceu. É importante dizer que todos os casos e surtos dentro de estabelecimentos de ensino devem ser comunicados imediatamente à Vigilância Sanitária.

A prefeitura emitiu uma nota sobre o assunto:

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação, informam que, no CEMEI Antônio Monteiro Filho, do Jardim São Marcos, numa única sala de aula, foram constatadoa 5 casos entre o período de 30 de novembro a 5 de dezembro, onde foram tomadas todas as providências necessárias, como também desinfecção do local.

Portanto, nesta creche, há aproximadamente 10 dias não há registros na Vigilância de novos casos, que foi confirmado em ofício da direção do CEMEI recebido pela Secretaria da Educação.

Na EMEB Dom Agnelo Rossi teve um único caso registrado em 7 de dezembro, onde foram tomadas todas as providências, conforme orientação da Vigilância Sanitária.

Campinas teve um surto registrado em novembro e, por isso, em Valinhos, foi emitido pela Divisão de Vigilância nota técnica e encaminhado às unidades de ensino, bem como à Secretaria de Educação, para informar o que deve ser feito em casos como esses.

É necessário, sim, quando ocorre este fato, a limpeza do local, ato realizado nas duas unidades.

Não há registros na Vigilância de ocorrência em outras salas desta creche do São Marcos, tampouco em outras unidades de ensino municipal, além destas duas citadas, assim como não houve notificações de unidades particulares de ensino.

O que é a doença ‘pé-mão-boca’

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.

São sinais característicos da doença:

  • febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
  • aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
  • erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
  • mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
  • por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.
  • Transmissão

    A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

    Tratamento

    Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.

    Recomendações

  • nem sempre a infecção pelo vírus Coxsackie provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões parecidas com aftas na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes;
  • alimentos pastosos, como purês e mingaus, assim como gelatina e sorvete, são mais fáceis de engolir;
  • bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles;
  • lembre-se sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada;
  • evitar, na medida do possível, o contato muito próximo com o paciente (como abraçar e beijar);
  • cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir;
  • manter um nível adequado de higienização da casa, das creches e das escolas;
  • não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos;
  • afastar as pessoas doentes da escola ou do trabalho até o desaparecimento dos sintomas (geralmente 5 a 7 dias após início dos sintomas);
  • lavar superfícies, objetos e brinquedos que possam entrar em contato com secreções e fezes dos indivíduos doentes com água e sabão e, após, desinfetar com solução de água sanitária diluída em água pura (1 colher de sopa de água sanitária diluída em 4 copos de água limpa);
  • descartar adequadamente as fraldas e os lenços de limpeza em latas de lixo fechadas.
  • Continue lendo
    CLIQUE PARA COMENTAR

    DEIXE UMA RESPOSTA

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Notícias

    Vinhedo terá novo sistema de estacionamento rotativo na região central

    Artigo

    em

    Por

    O Distrito Turístico Serra Azul já é uma realidade nos municípios de Itupeva, Louveira, Jundiaí e Vinhedo. Nesta quinta-feira (30) ele ganhou ainda mais força! É que aconteceu a inauguração do Cyan Resort by Atlantica Hospitality International.

    O diretor do grupo Terras de São José, César Federmann, comentou sobre a entrega da obra. “É uma satisfação cumprir com o compromisso firmado com o Governo do Estado e com as prefeituras. Mesmo com pandemia conseguimos fazer essa grande obra que vai contribuir com o turismo da região”, explicou.

    O prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito Alexandre Mustafa marcaram presença no evento. “Tenho orgulho de dizer que o Distrito Turístico virou uma família. Somos 4 cidades unidas, com profissionais competentes e com muita força de vontade, para mostrar que somos capazes de ser um dos melhores destinos da América Latina. Parabenizo à equipe do Cyan e os investidores, que mesmo em meio à crise, enxergaram a oportunidade de crescimento”, comentou Marcão.

    “Este novo empreendimento simboliza a grandeza do Distrito Turístico Serra Azul, que é uma iniciativa inovadora, moderna e que proporcionará, em breve, um impacto extremamente positivo na região. Hoje é um momento para celebrarmos essa verdadeira conquista para a região”, afirmou o vice-prefeito, Alexandre Mustafa.

    A implantação do Distrito Turístico Serra Azul tem o propósito de alavancar o desenvolvimento regional, sobretudo das cidades de Itupeva, Jundiaí, Vinhedo e Louveira, com atração de investimentos, novos empreendimentos, além da geração de emprego e renda.

    Atualmente, a região recebe 10 milhões de visitantes por ano e a expectativa é que esse número seja ampliado.

    O presidente do Conselho Gestor do Distrito Turístico, Alain Baldaccci reforçou a importância do empreendimento para a região. “O Distrito Turístico é um modelo rompedor de barreiras, principalmente por juntar a iniciativa privada e a pública. A inauguração do Cyan marca o início de um novo patamar para a regiao”, afirmou.

    Estrategicamente localizado em frente aos parques Hopi Hari e Wet’n Wild e ao lado do Shopping SerrAzul e do Outlet Premium, às margens da Rodovia dos Bandeirantes, o resort traz como principal novidade um complexo com mais de 5.300 m² de lazer. Além disso, oferece confortáveis apartamentos, amplo Centro de Convenções com mais de 1.900 m² divididos em 15 espaços flexíveis para diferentes tipos de eventos, com capacidade para até 550 pessoas em formato auditório. O seu projeto arquitetônico tem assinatura de Michaelis Arquitetos.

    Foi isso que impressionou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Desde o funcionário que me recepcionou até a pessoa que me serviu a água, me atenderam bem. Além do pessoal, a qualidade da obra e do local impressiona. Uma verdadeira experiência acolhedora! Isso significa que todas as cidades vão ganhar com a instalação do Cyan. Estamos gerando emprego e renda, além de tudo, contribuindo assim para a diminuição da desigualdade social”, declarou.

    Do mesmo modo, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck ressaltou o trabalho de reforma. “É inspirador ver que um bom investimento, mesmo quando todos estavam indo contra isso, gerou o que vemos aqui hoje. Parabenizo à todos os envolvidos”, afirmou.

    Representando o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o secretário de Turismo, Renato Romanetto parabenizou a equipe do Cyan. “Para nós da área é muito legal ver o Distrito Turístico saindo do papel. Parabenizo à todos”, afirmou.

    Quem esteve presente no evento, também, foi o secretário Estadual de Viagens e Turismo, Vinicius Lummertz. “O formato de Distrito Turístico será utilizado em outras regiões como Olímpia e Adamantina. Nessa região aqui em que estamos hoje há um potencial enorme de tornar-se referência. Basta trabalhar com transparência e vontade. Vocês estão em uma localidade estratégica e já são regulamentados por lei. Tem tudo para dar certo!”, disse.

    Sobre o hotel – A estrutura completa para a diversão dos hóspedes conta com três piscinas climatizadas – adulto e infantil -, parque aquático, bar molhado, praia artificial, sauna, kids club & espaço baby, salão de jogos, fitness club, quadras de beach tennis e equipe de recreação especializada por faixa etária, com atividades voltadas para crianças, adolescentes e adultos, e monitorada pela Turma do Tixa, mascote do Cyan Resort.

    Há um espaço diferenciado para relaxamento, o Jardim Secreto, equipado com redes de descanso.

    Continue lendo

    Notícias

    April Brasil Broker divulga oportunidade(s) para Agente Comercial Campinas

    Artigo

    em

    Por

    Foto: Corporação Musical de Vinhedo/divulgação

    O 12º Festival de Inverno e o 9º Festival Turístico e Gastronômico de Vinhedo vão reunir atrações gastronômicas, culturais e turísticas no Parque Municipal Jayme Ferragut, em dois fins de semana: dias 2, 3, 9 e 10 de julho. A entrada é gratuita.

    Haverá atrações diferenciadas e apresentação da diversidade do turismo em Vinhedo. Os visitantes poderão conhecer um pouco mais da cidade e serão acolhidos pelas famílias produtoras e empreendedoras do município. Os festivais terão restaurantes da cidade, empórios, adegas com vinhos e cachaças artesanais das famílias Baccetti, Campovilla, Ferragut e Ormenese.

    Estão confirmadas as participações gastronômicas dos restaurantes Cantinho das Delícias, Comidinhas, Empório Granjas Tuco, Na Estrada Food Truck, Chef Artur, Fatto a Mano, Estação Vinhedo, Sabores di Minas, Nero Gelato, Sorveteria Ideal e Per tutti Quituteria. Entre as opções oferecidas, estarão brusquetas, carpaccio, caldo árabe shishbarak, risotos, caldo de abóbora com gorgonzola, torresmo de rolo, hambúrguer de linguiça, opções vegetarianas e muito mais.

    A programação inclui ainda atrações musicais locais de diversos estilos como jazz, MPB, pop rock, samba, sertanejo, moda de viola entre outros. Terá ainda feira de artesanatos, espaço kids, exposições do artista plástico Adélio Sarro e do cartunista Luiz Gustavo Paffaro.

    “Estamos esperando todos para conferir uma programação muito rica e criada para mostrar que Vinhedo é um grande polo gastronômico, artístico e cultural. Continuamos trabalhando para que nossa cidade avence cada vez mais no turismo, gerando empregos e fortalecendo nossa identidade”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

    O evento é realizado pela Prefeitura de Vinhedo, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e pela Associação Vinhedense de Turismo (Avetur).

    Programação musical:

    02/07 (sábado)
    12h00 – Corporação Musical de Vinhedo
    14h00 – Banda AM37
    16h00 – Jazz Clown
    18h00 – Maria Alice
    20h00 – Guino e Der

    03/07 (domingo)
    12h00 – Jazz Clown
    14h00 – Nando e Rogério
    16h00 – Grupo Incandeia
    18h00 – Divas

    09/07 (sábado)
    12h00 – Zé Viola e Joãozinho
    14h00 – Projeto Duotone
    16h00 – Banda Ypê Brasil
    18h00 – De Lambreta Electric Band
    20h00 – Raffa e Gabba

    10/07 (domingo)
    11h30 – Grupo de Violeiros – Som da Roça
    14h00 – Grupo Um só Ideal
    16h00 – Pop Brown
    18h00 – Rafa Voz e Banda

    Serviço:

    9º Festival Turístico e Gastronômico e o 12º Festival de Inverno de Vinhedo
    Local: Parque Municipal Jayme Ferragut, Estrada da Boiada, s/nº, próximo ao Portal da cidade – Vinhedo

    Continue lendo

    Notícias

    Honda está contratando! Vagas de emprego são para cargos de consultor e analista, com ótimos salários pelo Brasil. Descu…

    Artigo

    em

    Por

    A Prefeitura, por meio do Programa Desenvolve Valinhos, tem contabilizado sucessivos saldos positivos de empregos com carteira assinada. Dados do Ministério do Trabalho apontam que nos últimos 12 meses, no período de Junho de 2021 a Maio de 2022, a cidade de Valinhos registrou um saldo positivo de 1.575 novos empregos com carteira assinada, número superior ao registrado a igual período anterior (de Junho de 2020 a Maio de 2021), que ficou em 1.196, subtraindo as admissões das demissões registradas no período.

    Para a prefeita Capitã Lucimara esta boa notícia é o termômetro de que a administração municipal está no caminho certo, com ações importantes sendo adotadas pelo Programa Municipal Desenvolve Valinhos, que tem a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. 

    “É um cenário muito melhor e bem diferente do período de igual comparação, de 16 meses, entre Setembro de 2019 e Dezembro de 2020, quando Valinhos registrou, infelizmente, a perda de 4.051 postos de trabalho. Pelo Programa Desenvolve Valinhos estamos trabalhando para trazer novas empresas ao município, assim como manter as que já estão instaladas, para a manutenção dos empregos e a criação das novas vagas com carteira assinada, e ainda atuando para tirar da informalidade os trabalhadores com a desburocratização dos serviços para novas inscrições de micro empreendedores individuais”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

    Este dado soma-se a outros já divulgados durante o período inicial da gestão da Prefeita Capitã Lucimara, em Valinhos, que tem um saldo positivo de empregos com carteira assinada, de Janeiro de 2021 a Maio de 2022, de 2.793. Há também outro dado que se destaca. Ao todo 9.676 trabalhadores valinhenses foram admitidos com carteira assinada entre Janeiro de 2022 e Maio de 2022.

    “Ao compararmos o saldo positivo com carteira assinada, entre admissões e demissões de 2022, observamos que 55,27%, portanto a maioria, são mulheres. Este é o resultado do planejamento diário de ações pautadas no plano de Governo da Prefeita Capitã Lucimara que a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem levado à risca, com trabalho e inovação, para o avanço de Valinhos na área de desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida e bem-estar às famílias valinhenses”, falou o secretário da pasta, Rafael Agostinho. 

    Sobre o Programa Desenvolve Valinhos

    O Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos busca, por meio da Prefeitura Municipal de Valinhos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV), Fundo Social de Solidariedade, Sindicato Rural e Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL), em conjunto com o SEBRAE, SENAI, SENAC e SENAR, levar capacitações técnicas e de gestão a toda a população, visando o desenvolvimento econômico e sustentável.

    Continue lendo

    + VISTOS

    Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.