Connect with us

Notícias

Vinhedo é primeira cidade do Brasil em acesso à educação e segurança em Ranking de Competitividade

Artigo

em

No ano em que foi incluída no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Vinhedo é a melhor cidade do Brasil no que se refere a acesso à educação e à segurança, e segunda colocada em infraestrutura de telecomunicações. Vinhedo se destaca como a 13ª cidade mais competitiva do Brasil, entre os 411 municípios do País com mais de 80 mil habitantes incluídos no estudo.

A cidade é a segunda melhor colocada na dimensão Sociedade. Sociedade é a mais representativa das três dimensões do estudo, que avalia acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Nas análises de resultado por por região e Estado, Vinhedo está na 9ª posição na região Sudeste e na 8ª posição no Estado de São Paulo.

“O estudo reforça os rumos que estamos buscando para Vinhedo e para os quais estamos trabalhando, que é construir um município cada vez mais desenvolvido, mais moderno e sustentável, que se reflete em qualidade de vida e bem-estar da população, com uma economia sólida e serviços públicos de qualidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario avaliou como muito positivo o fato de Vinhedo ter se destacado no estudo no ano em que foi inserido e apontou que é preciso ainda mais esforço e trabalho para melhorar o desempenho da cidade. “Para os próximos anos queremos que Vinhedo esteja ainda melhor colocada no ranking por isso vamos trabalhar com empenho, compromisso e transparência”, disse.

O Ranking de Competitividade dos Municípios mede a competição no setor público, para promoção da justiça, desenvolvimento institucional, social e econômico. A definição de competitividade na gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução de ações para a promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e ambiente de negócios favorável.

O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 13 anos trabalha por um Estado Democrático de Direito, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.
 
Ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios busca um entendimento profundo e abrangente dos maiores municípios do país e se configura como ferramenta útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.

O ranking é organizado em três dimensões, detalhadas em 13 pilares compostos por 65 indicadores. Analisa os municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes e, portanto, 411 municípios compõem o levantamento. A dimensão sociedade possui o maior peso do ranking (42,4%), tendo em vista a relevância dos seus pilares para o bem-estar e a qualidade de vida da população, seguida pela dimensão economia (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%).

Na dimensão economia, que inclui formalidade no mercado de trabalho, inserção econômica, crescimento dos empregos formais, inovação e dinamismo econômico, crédito per capita, PIB per capita, crescimento do PIB per capita, crescimento da renda média do trabalho formal e capital humano, Vinhedo ocupa a 27ª posição entre os 411 município. Na dimensão Instituições, sobre o funcionamento da máquina pública, a cidade está em 205º lugar.
 
Sociedade

Vinhedo, entre os novos municípios que passaram a compor o estudo, ocupa a 2ª colocação na dimensão sociedade. O município apresenta excepcional desempenho nos pilares de educação. É o primeiro colocado em acesso à educação e o sétimo em qualidade da educação, primeiro colocado em segurança e sexto colocado em qualidade da saúde. Segundo o estudo, o município tem grande potencial para melhorar nos pilares de acesso à saúde, saneamento e meio ambiente.
 
Acesso à Educação

Vinhedo se encontra na primeira colocação do pilar acesso à educação principalmente pelo desempenho excelente no indicador de alunos em tempo integral no ensino fundamental, alinhado ao bom desempenho nos indicadores de alunos em tempo integral na educação infantil, taxa líquida de matrícula do ensino médio, taxa de atendimento na educação infantil e taxa líquida de matrícula no ensino fundamental.
 
Segurança

A segurança é fundamental na qualidade de vida da população porque permite melhor desenvolvimento, bem-estar social e competitividade municipal. Vinhedo é o grande destaque do estudo no pilar de segurança. O município apresenta excelente desempenho em mortes violentas intencionais e mortalidade de jovens por razões de segurança, alinhado ao bom desempenho em segurança nos transportes.
 
Telecomunicações

O pilar de telecomunicações aborda o tema da infraestrutura nos municípios. Os últimos meses de isolamento social e home office devido à pandemia mostraram a importância da tecnologia e das telecomunicações para a comunicação em todas as esferas da sociedade. Vinhedo ocupa a 4ª colocação no pilar Telecomunicações. O município apresenta bom desempenho em acessos de banda larga total, acessos de banda larga de alta velocidade e acessos de banda larga via fibra ótica.
 

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias

CAMPINAS ABRE 132 VAGAS TEMPORÁRIAS PARA AGENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo

em

Por

A prefeitura de Campinas abriu nesta segunda-feira, dia 20, um processo seletivo para contratação emergencial de 132 agentes de educação infantil. As inscrições estarão abertas até às 23h59 desta quarta-feira, dia 22. De acordo com a administração, os selecionados começarão a trabalhar já no segundo semestre deste ano.

Segundo o edital, as contratações terão prazo determinado e não passarão de 12 meses. Os interessados devem ter Ensino Médio completo e ter mais de 18 anos, porém a prefeitura procura preferencialmente pessoas com experiência no cargo de agente de educação infantil (em atuação com crianças entre 0 e 5 anos), e que comprove empregabilidade nos últimos cinco anos, com, no mínimo, um ano ininterrupto de trabalho no mesmo empregador.

O salário será de R$ 2.391,80 para 32 horas trabalhadas por semana, além de vale-alimentação no valor de R$ 1.249,81. Das 132 vagas previstas, 99 são de ampla concorrência, 26 são para pessoas pretas e pardas, e sete são para pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do site (https://cutt.ly/jKji7GW).

CAMPINAS ABRE 132 VAGAS TEMPORÁRIAS PARA AGENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Candidatos selecionados irão trabalhar em creches pelo período de um ano
Continue lendo

Notícias

6 filmes novos e levinhos para ver na Netflix, não pensar em nada e apenas aproveitar o domingo

Artigo

em

Por

Às vezes tudo o que precisamos é de um filme bobinho, levinho e descontraído que faça o tempo passar em compasso lento, sem grandes questionamentos ou exercícios de raciocínio. Às vezes tudo o que queremos são algumas horas de diversão e relaxamento e que tudo dê certo no final. Pensando em nossos leitores, cansados de uma semana exaustiva, a Revista Bula preparou uma lista de filmes levinhos e despretensiosos, perfeitos para um dia de descanso. Destaques para “Amor e Gelato” (2022), de Brandon Camp; “Lua de Mel com a Minha Mãe” (2022), de Paco Caballero; e “Os Olhos Negros de Marilyn” (2021), de Simone Godano. Os títulos disponíveis na Netflix estão em ordem alfabética e não seguem critérios classificatórios.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Continue lendo

Notícias

Vinhedo inicia vacinação de quarta dose contra covid-19 para moradores de 40 anos ou mais no Sábado da Vacina

Artigo

em

Por

Além da imunização contra o coronavírus, serão aplicadas vacinas de sarampo em crianças e de gripe para todos os públicos acima de 6 meses

A Prefeitura de Vinhedo promove neste sábado (25) o Sábado da Vacina, quando inicia a aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 nos moradores com 40 anos ou mais, desde que tenham recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses. O Sábado da Vacina inclui também as campanhas de vacinação de sarampo para crianças de 6 meses à véspera de completar 5 anos e influenza para toda a população acima de 6 meses de idade. A imunização acontece no Centro Médico, das 8h às 16h, por livre demanda, sem necessidade de agendamento.
 
A vacina da covid-19 será aplicada em moradores com 5 anos ou mais, inclusive segunda dose, respeitados os prazos de cada vacina; terceira dose para moradores com 12 anos ou mais desde que tenham tomado a segunda dose há quatro meses; e quarta dose para moradores com 40 anos ou mais, também respeitado o prazo de quatro meses da dose anterior.
 
A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A terceira e quarta doses devem ser aplicadas quatro meses depois da anterior.
 
A Campanha de Vacinação contra sarampo é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente da situação vacinal, mesmo que esteja em dia com o calendário de vacinação. O objetivo é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença. A campanha da gripe está aberta a todos os moradores, a partir de 6 meses de idade.
 
Sábado da Vacina
25 de junho
Centro Médico – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, das 8h às 16h
Vacina de covid-19 acima de 5 anos
Sarampo para crianças de 6 meses à véspera de completar 5 anos
Influenza (gripe) para a população acima de 6 meses
 

Autor: Silvana Guaiume

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.