Connect with us

Notícias

Vinhedo sedia exposição inédita “O Olhar de Cada Um” no Memorial de Arte Adelio Sarro

Artigo

em

Foto: “Sejamos Simples”, uma das obras de Santos Lopes. Crédito: divulgação

Vinhedo traz uma exposição inédita, que reúne em um mesmo espaço as artes plásticas e a música. A proposta está sedimentada nas obras de três artistas de renome internacional: Adelio Sarro, Santos Lopes e Walmir Teixeira, e na fusão da música instrumental erudita com estilos como o pop, o rock e a música eletrônica, apresentados em clipes da Família Lima. A exposição ficará aberta de quarta a domingo, entre os dias 2 de outubro e 30 de novembro, no Memorial de Arte Adelio Sarro.

Ambientada em três salas no MAAS, a mostra “O Olhar de Cada Um” traz a experiência do contato presencial a diferentes estilos de pintura e técnicas de trabalho, além da distinta percepção de um mesmo tema e/ou objeto sob a visão única de cada artista. A exposição conta com todo o acervo permanente de Sarro e cerca de 30 obras dos artistas convidados.

“O diferencial desta exposição está no antagonismo das expressões artísticas ali colocadas. Cada um deles tem estabelecido por meio de seu trabalho sua relação com o mundo, com características e composições diferentes e peculiares, oferecendo um espetáculo à parte. Enquanto Sarro investe na deformação consciente das formas sob uma paleta de cores expressivas, Lopes invade o tridimensional com arestas estratégicas no suave desdobramento das formas. Já Teixeira se refugia no imaginativo proposto pelo abstrato e na ludicidade do surrealismo”, pontua Sandra Setti, curadora responsável pela exposição. Com mais de 40 anos de carreira, ela detém centenas de exposições em todo o Brasil e já divulgou a arte brasileira nos Estados Unidos e em países da Europa e Oceania.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, “Arte e Música no Memorial – O Olhar de Cada Um” é uma iniciativa da Cacho de Ideias – proponente e produtora do projeto – apresentada pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura e com patrocínio da Einhell Brasil (marca do Âncora Group).

Abertura

O fim de semana de abertura de exposição começa com um brunch gratuito no sábado (2), das 11h às 14h. No domingo (3), haverá apresentação musical ao vivo com a Família Lima, em evento gratuito e limitado à capacidade do local, e a distribuição dos convites já foi feita antecipadamente, não havendo mais disponibilidade de ingressos. O objetivo é apresentar a música erudita instrumental em uma roupagem mais moderna e atual. Neste dia, a visitação à exposição fica aberta apenas ao público do evento.

Visitas guiadas e acessibilidade

Como forma de ampliar o acesso ao produto cultural oferecido e exponenciar o senso crítico e perceptivo do público a partir da arte apreciada, o projeto oferece visitas guiadas às quartas-feiras para estudantes, professores, grupos, ONGs e demais instituições beneficentes mediante agendamento prévio. O Memorial é estruturado para receber cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, deficientes auditivos terão auxílio de uma intérprete de libras e placas de sinalização em braile facilitarão a locomoção dos deficientes visuais. Para além, esses visitantes poderão apreciar uma exposição tátil produzida por Adelio Sarro, na qual oito obras foram criadas em relevo e em tamanho real, com legendas em braile para compreensão da obra e identificação das cores por meio de diferentes texturas, expandindo sua inclusão na mostra.

Serviço:

Exposição: Arte e Música no Memorial – “O Olhar de Cada Um”
Local: Memorial Adelio Sarro. R. Ursa Maior, 20, Mirante das Estrelas – Vinhedo
Mais informações: (19) 9 9690-6227 – MAAS

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sistema de rodízio recupera 30% do volume da Represa 1 em 15 dias

Artigo

em

Por

O sistema de rodízio de abastecimento de água, em operação no município desde o último dia 11, tem sido fundamental para a recuperação do volume das reservações, especialmente da Represa 1, que passou de 20% para 47,8% da capacidade, com cerca de 77.907m³ nesta quarta-feira (27).  Nos 15 primeiros dias de rodízio, houve redução de 29% do volume produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, o equivalente a 80 mil m³.

“Nesse espaço de tempo, do início do rodízio até agora, já foi possível recuperar 27,8% do volume armazenado na Represa 1, cerca de 44.709m³. Isso é muito positivo e mostra que nossa ação está surtindo efeito e que estamos no caminho certo”, afirmou Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.

Considerando a produção máxima de 18 mil m³/dia na unidade ETA-1, o volume poupado corresponde a 2,5 dias de produção. “É muito importante que, além das nossas ações e manobras para conseguirmos abastecer a população, os moradores também colaborem com a economia de água e uso consciente do recurso”, reforçou Spina.

Nos demais pontos de captação, por conta da estiagem, o cenário se mantém. A represa 2, que está sendo preservada para uso em caso do agravamento da crise, teve consumo de 8%, atualmente com 79% da capacidade. Já a represa 3, que está quase seca, continua com volume morto,  com 32% da capacidade, dos quais 11%  foi recuperado em decorrência das chuvas dos últimos dias.

Vale ressaltar que o volume de 110,88mm de chuvas, o maior registrado desde o dia 6 de março deste ano, teve reflexo positivo nos mananciais superficiais. “As últimas chuvas foram muito bem-vindas, mas não foram suficientes para a recuperação plena de todos os mananciais, assim como os percentuais de reservação, que, se não fosse pelo rodízio, estariam em níveis ainda mais críticos”, disse Spina. De acordo com os dados desta quinta, o Rio Capivari e o Córrego Moinho estão estáveis, operando com captação de 100% da outorga. Já o Bom Jardim, apesar das chuvas, está operando com 74% da outorga.

Durante a execução do sistema revezamento, por questões estratégicas está sendo priorizado o uso da captação do Rio Capivari para a produção da ETA1. “O Rio Capivari é a nossa principal captação e o objetivo de priorizarmos a utilização dessa água é pouparmos as nossas represas” explicou o diretor de Estação de Tratamento de Água, Gabriel Carvalho.

A suspensão do plano de rodízio no abastecimento de água ainda depende de um conjunto de fatores, que tem como base a recuperação dos reservatórios, o equilíbrio das captações e dos mananciais superficiais, além dos índices pluviométricos. Essa avaliação é feita pela Comissão de Enfrentamento da Estiagem, composta por diretores e técnicos da Sanebavi, que se reúnem semanalmente para estudos de ações para minimizar os impactos da crise hídrica.

“Até o momento, não houve recuperação suficiente para a normalização do fornecimento. Ainda não há previsão para o encerramento do rodízio, porém, está sendo feito o acompanhamento dos índices de chuvas para reavaliarmos a necessidade do revezamento”, explicou Carvalho.
 

Continue lendo

Notícias

Carro pega fogo e mobiliza o Corpo de Bombeiros em Valinhos

Artigo

em

Por

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

 

Um carro pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Vereador Walter Obmer Woelzke, próximo ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), em Valinhos.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. De acordo com a corporação, um casal que estava no veículo quando as chamas se alastraram não ficou ferido.

A via ficou interditada durante o atendimento. As chamas foram controladas rapidamente e o automóvel ficou parcialmente queimado.

Não se sabe o que teria causado o incêndio. 

Carro pegou fogo durante a manhã em Valinhos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valinhos)

Continue lendo

Notícias

DE CADA 10 MORADORES DE VALINHOS 8 ESTÃO IMUNIZADOS

Artigo

em

Por

Valinhos chegou, nesta terça-feira, dia 36, à marca de 198 mil vacinas aplicadas contra a covid-19 na população, sendo que 8 a cada 10 valinhenses, com idade superior a 12 anos, estão com os esquemas de vacinação completos.

O município registrou nesta semana o menor número de pacientes internados nos hospitais da cidade com a covid-19 em 2021, sendo um dos diversos efeitos positivos que a vacinação contra a doença gera.

Vá até a sede da Vigilância Epidemiológica, se você perdeu alguma dose da vacina, localizada na Avenida Brasil, 144, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com documento de identificação, comprovante de vacinação e endereço.

Já os idosos com mais de 60 anos que tomaram a segunda vacina contra a covid-19 há 6 meses, estão aptos para a tomarem a dose de reforço, em alguma UBS, com esquema de distribuição próprio em cada unidade e também através do agendamento no site: valinhosportal.siss.online.com.br. 

Continue lendo

+ VISTOS

Copyright © 2021, powered by Notícias de Vinhedo.